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Marcos, de doze anos de idade, é visto pelos professores da escola onde estuda como um aluno preguiçoso e agitado, com dificuldade em manter a atenção. Apresenta distúrbio de aprendizagem, obtendo pouco êxito nas provas e trabalhos. A mãe de Marcos, em conversa com a psicóloga da escola, relatou que ele reclama dos professores e da forma como é visto pela turma. Além disso, segundo ela, Marcos alega que sofre bullying e não pode contar com o apoio dos profissionais que atuam na escola. Ao final da entrevista, a mãe de Marcos solicitou que ele fosse atendido pela psicóloga.

Considerando esse caso hipotético, julgue o item abaixo, acerca da atuação e da intervenção do psicólogo em contextos específicos.

Se, durante o atendimento com a psicóloga da escola, Marcos revelar que sofre maus-tratos do pai, deverá o profissional, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, manter sigilo sobre o caso, buscando soluções no contexto escolar que possam minimizar o sofrimento e a angústia do aluno.

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A atuação do psicólogo hospitalar deve restringir-se ao desenvolvimento de intervenções clínicas em caráter exclusivamente individual, fundamentadas em uma perspectiva institucional.
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Segundo a teoria desenvolvida por Carl Rogers, o ser humano desempenha um papel ativo no processo de saúde-doença, que está sujeito às interferências ambientais, biológicas e psicossociais.
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O ambiente terapêutico no hospital deve ser constituído e reestruturado de acordo com as condições impostas pelo paciente e o contexto em que ele se encontra.
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De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever do profissional que atua no contexto hospitalar de psicologia informar a quem de direito os resultados decorrentes dos serviços psicológicos, transmitindo todas as informações e documentos relativos ao paciente ao bom termo do trabalho interdisciplinar.