Filtrar


Questões por página:
Na preservação de sifonápteros (pulgas), utilizam-se alguns métodos que incluem diafanização; desidratação; clarificação e montagem entre lâmina e lamínula. Dentre estas técnicas, na clarificação adequada do material científico podem ser utilizados as seguintes substâncias:
Em matéria jornalística publicada sobre o Incêndio que destruiu mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan, os seguintes depoimentos foram descritos: O diretor do Instituto afirmou ao Jornal que o estrago foi muito grande, onde o prejuízo material você recupera, mas o científico, não. Na mesma matéria, um respeitado herpetólogo - especialista em répteis e anfíbios da Universidade de São Paulo (USP) falou que o incêndio foi um desastre de proporções incalculáveis, onde perdemos um patrimônio insubstituível da história biológica do País (modificado em parte de matéria publicada no Estadão.com.br em 15 de maio de 2010).

Analise as afirmativas sobre algumas soluções para garantir a manutenção das coleções científicas brasileiras.

I Seguro financeiro que garanta a reposição de holótipos da coleção danificada ou destruída.

II. Recursos financeiros para ampliação de uma infraestrutura adequada.

III. Utilização de líquidos não-inflamáveis, mais caros, para fixar e preservar os espécimes das coleções científicas.

Assinale:
Analise os itens sobre funções dos Centros de Recursos Biológicos (CRBs).

I. Preservação de plasmídeos cultivados em células apropriadas.

II. Depositários de material envolvido em processos de patente.

III. Preservação de tecidos de plantas de interesse biotecnológico.

Assinale:
Representantes da comunidade de zoólogos brasileiros identificaram fatores coincidentes que poderiam constituir sérios impedimentos para a manutenção das coleções zoológicas brasileiras com consequências diretas para a capacidade gerencial da nossa biodiversidade. Assinale abaixo o fator que não estaria relacionado a tal impedimento.
Devido às grandes diferenças com respeito a patogenicidade dos microorganismos, estes têm sido classificados pela Organização Mundial de Saúde de acordo com seu perigo para a comunidade e para o indivíduo trabalhando no laboratório. Os microorganismos classificados no grupo de risco 4 são aqueles com: