Filtrar


Questões por página:
No plano teórico as razões que justificam o princípio do respeito aos fundos são inúmeras e irrefutáveis. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.

I. Os documentos são reunidos orgânica e seletivamente.

II. Os documentos são reunidos em razão de suas funções e atividades.

III. Os documentos de arquivo possuem caráter utilitário.

IV. Os documentos de arquivos são concebidos como documentos isolados.

V. Os documentos de arquivo são considerados na medida em que pertençam a um conjunto.

Assinale:
Michel Duchein, Armand Camus e Pierre Daunou, os dois primeiros diretores do depósito de arquivo de Paris, conceberam um plano para tratar a massa documental como um único conjunto dividido em cinco seções metódico- cronológicas. A seção histórica era constituída por documentos considerados de interesse histórico, extraídos das demais seções.
Sobre o mesmo assunto Malheiros da Silva acrescenta que aquela situação não tratava meramente de absorção ou de transferência de arquivos.
Esses autores estavam se referindo à decisão que teve como consequência:
É comum afirmar-se que durante a Idade Média européia quase se perdeu a “tradição arquivística”.

Com relação a essa afirmativa, analise os itens a seguir que apresentam alguns fatores que concorreram para esta situação.

I. Suportes pouco resistentes.

II. Mobilidade dos centros do poder.

III. Administrações sem autonomia.

IV. Falta de conhecimento detalhado das instituições.

V. Práticas administrativas ultrapassadas.

Assinale:
Segundo Malheiro da Silva, a Lei 7 de Messidor, de 1789, foi uma reação ao Antigo Regime levada a cabo pela Revolução Francesa, e teve aspectos inovadores positivos, dentre os quais podemos destacar:
O princípio do desenho universal que prevê que as complexidades desnecessárias sejam eliminadas, que as capacidades de leitura e habilidades linguísticas sejam acomodadas e que as informações sejam disponibilizadas por ordem de importância, é denominado: