Filtrar


Questões por página:

O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) constituem os principais instrumentos do processo orçamentário da administração pública federal. O quadro abaixo traz alguns componentes de cada um destes instrumentos.



Ao analisar o quadro é possível afirmar que a correlação correta entre componentes e instrumentos é:

Na perspectiva do orçamento-programa, planejamento, programação e orçamentação constituem os processos por meio dos quais os objetivos e os recursos, e suas inter-relações, são levados em conta visando à obtenção de um programa de ação coerente e compreensivo para um governo como um todo. NÃO constitui um elemento essencial do orçamento-programa:

“A gestão Fernando Haddad (PT) aposta boa parte das fichas no transporte público. Sem previsão de aumento para a passagem dos ônibus da capital em ano de eleições, a cidade de São Paulo vai gastar R$ 1,65 bilhão só em subsídios dados às empresas. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2014 foi divulgado nessa segunda-feira, 30, e encaminhado à Câmara Municipal".

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades, subsidio-dos-onibus-tera-verba-recorde-de-r-1-65-bi,1080540,0.htm

Considerando o papel do Estado na economia, a prática do subsídio, presente na notícia acima, pode ser considerada um exemplo de uma das funções do orçamento público denominada:

Martins e Marini (2011) denominam Central de Resultados ou Sala de Situação à unidade de monitoramento e avaliação, incumbida de coordenar os processos de monitoramento e avaliação, que exerce um controle estratégico vital. Trata-se, portanto, de um instrumento de deliberação, uma central de ação. O foco de atuação desta unidade organizacional está:

Analise os indicadores elencados por uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde para gestão do seu desempenho e as dimensões do desempenho segundo Martins e Marini (2011).



Os pares corretos de relação entre indicador e dimensão do desempenho são: