Filtrar


Questões por página:

O algoritmo de ordenação denominado quicksort é baseado na partição do arquivo em duas partes, a partir de um elemento arbitrariamente escolhido que termina localizado na sua posição final. Cada uma das partes é então ordenada independentemente, aplicando-se o algoritmo recursivamente, até que todo o arquivo esteja ordenado.

Analise as mudanças na disposição dos elementos de um vetor com 10 elementos que é submetido ao processo de partição.

O elemento arbitrariamente escolhido foi aquele que estava na posição:

Considere uma tabela hash com as seguintes características:

1. As chaves são as letras A, B, C, D, H.J, K, M, N, O, P, R, S, T, U;

2. A tabela possui 11 posições, referenciadas pelos índices de 0 até 10;

3. A função de hash é definida como hash(x)=posição(x) mod 11 onde x é a chave, e posição(x) é a posição da chave no alfabeto ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, tal que posição(“A”) retorna 1 e posição(“Z”) retorna 26.

Analise as afirmativas sobre a tabela após seu preenchimento com as chaves listadas acima.

I. Nenhuma chave foi alocada à posição 6;
II. A chave “K” foi alocada à posição zero;
III. As chaves “B” e “N” colidiram na posição 3;
IV.Apenas uma letra foi alocada à posição 9.

Está correto somente o que se afirma em:

Sobre uma grandeza x, um aluno faz a afirmação “x + 2 = 4 ou x > 2". Seu professor diz que essa afirmação é falsa. O aluno, então, reformula, corretamente, enunciando uma negação da afirmação que fizera.

Uma negação de “x + 2 = 4 ou x > 2" é
Três professores de lógica são chamados para determinar quais são os números que formam uma sequência de três números inteiros positivos escritos em cartões ordenados da esquerda para a direita. Inicialmente, sabe-se que os números são todos distintos, que a soma dos três é 13, e que eles estão em ordem crescente.
O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência. O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números. O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência. Todos os professores confiam na capacidade de dedução dos demais.

O número observado pelo terceiro professor é

Edu foi ao shopping no sábado e gastou 20% da mesada que recebeu. No domingo, Edu voltou ao shopping e gastou 20% do restante da mesada.

Se, após a segunda ida de Edu ao shopping, sobraram R$ 96,00, qual é, em reais, a mesada de Edu?