Filtrar


Questões por página:

Uma empresa maximizadora de lucro entrou em um mercado competitivo para vender cada unidade de seu produto ao preço de 6 unidades monetárias. Seu custo total (CT) inicial era dado pela expressão CT = 40 + q + 0,1q2, onde q é a produção e 40 corresponde ao custo fixo de aquisição das instalações necessárias (as variáveis e os parâmetros na equação de CT estão expressas nas unidades adequadas). Passados alguns anos, se a empresa vendesse as instalações adquiridas obteria apenas 10, em vez dos 40 que correspondem ao custo fixo inicial.

Nessa situação, qual seria o preço mínimo do produto da empresa abaixo do qual seria mais lucrativo interromper a produção e vender as instalações?

De acordo com a teoria da renda permanente, desenvolvida por Milton Friedman, o consumo agregado atual depende do(a)

Um conjunto de n empresas idênticas, com custo marginal constante e positivo, formam um oligopólio de Cournot atendendo a demanda pelo bem X. O gráfico da demanda por X, em função de seu preço, é um segmento de reta.

Comparando-se as posições de equilíbrio do oligopólio quando n = 2 e n = 4, e supondo-se que a demanda por X e o custo marginal das empresas não se alterem, quando n aumenta de 2 para 4, a(o)

Um monopolista discriminador e maximizador de lucros separa os dois mercados nos quais vende, a preços diferentes, o mesmo produto. As elasticidades preço das demandas no mercado X e no mercado Y são, respectivamente, -2 e -3.

Em consequência, a relação entre o preço do monopolista no mercado X (PX) e o seu preço no mercado Y (PY), isto é, a relação PX / PY, é

Em determinado ano, as exportações e as importações de bens e serviços de um país Y aumentaram o mesmo valor, em relação aos seus níveis no ano anterior. Y continuou deficitário nessa conta de seu balanço de pagamentos.

Desse fato, comparando-se esses dois anos, conclui-se que, em Y, a(o)