Filtrar


Questões por página:
A premissa dicotômica entre língua e fala foi abordada por diversos autores, dentre os quais se destaca Roland Barthes. Segundo ele, “Língua é uma instituição, um corpo abstrato de coerções; Fala é a parte momentânea dessa instituição, que o indivíduo extrai e atualiza para atender às necessidades da comunicação; a Língua é oriunda da massa de falas emitidas, no entanto toda Fala é extraída da Língua: em história, essa dialética é a dialética entre estrutura e acontecimento; em teoria da comunicação, dialética entre código e mensagem” (BARTHES, Roland. Sistema da Moda, pg.41, 2009). O teórico e jornalista Nilson Lage, por sua vez, ao discorrer sobre a linguagem jornalística, explica que a Língua nacional abriga pelo menos dois registros de linguagem: o formal e o coloquial. Segundo ele, o registro formal é uma imposição de ordem política e que o manejo correto dessa linguagem serve como índice de ascensão social. Já o registro coloquial é espontâneo e permite maior expressividade. A partir daí, pode-se inferir que a linguagem jornalística:
O Quantum GIS 2.0, programa utilizado em um projeto de loteamento para reforma agrária, ao longo da BR-163, empregou dados de diversas fontes com SRC's diferentes. Para a emissão dos títulos de propriedade, foi necessário calcular a área de cada lote e, por facilidade, editou-se a tabela de atributos da camada correspondente inserindo um novo campo com valor “$area”. Por medida de segurança foi realizado o cálculo da área de 3 lotes com auxílio de um outro programa e das coordenadas disponíveis nos arquivos do projeto. Apesar de a opção “on the fly” estar ativada, foram obtidos valores muito discrepantes porque os SRC's:
Uma das funcionalidades dos Sistemas de Informações Geográficas reside na integração de dados que devem estar referenciados a um único sistema de coordenadas. Ao desenvolver um projeto, empregando o Quantum GIS 2.0, para o qual foram disponibilizados dados de diferentes fontes, com sistemas de referência diferentes, a cada inclusão de uma nova camada:
Para fins de detecção de construções irregulares, uma determinada prefeitura está empregando o recurso de câmeras fotográficas convencionais e drones para posterior georreferenciamento e atualização cadastral, na escala 1:2.000, de quarteirões com 500 m de lado. Sabendo-se que os negativos produzidos possuem 30 mm X 30 mm, e que a resolução típica de impressão é de 300 dpi, para que não haja perda de informação no processo de ampliação, a resolução mínima a ser utilizada para rasterização desses negativos é de:
Entre as características das imagens geradas pelo sensoriamento remoto, encontra-se a resolução. Sobre os diversos tipos de resolução, é correto afirmar que: