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Concurso:
MEC
Disciplina:
Engenharia Elétrica
A respeito do motor síncrono, um tipo de motor elétrico, cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação, considere as afirmativas a seguir:
I. A rotação média do motor síncrono tem uma grande variação em função da carga mecânica imposta ao seu eixo.
II. O enrolamento amortecedor, que funciona como a gaiola do motor de indução, é utilizado para frear o motor síncrono.
III. O motor síncrono pode ser utilizado para a correção de fator de potência.
Assinale:
I. A rotação média do motor síncrono tem uma grande variação em função da carga mecânica imposta ao seu eixo.
II. O enrolamento amortecedor, que funciona como a gaiola do motor de indução, é utilizado para frear o motor síncrono.
III. O motor síncrono pode ser utilizado para a correção de fator de potência.
Assinale:
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MEC
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Engenharia Elétrica

Na figura acima é apresentada uma linha de transmissão trifásica com suas respectivas fases. Sabe-se que


A expressão da corrente de falta

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MEC
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Engenharia Elétrica
Para um trecho de linha de transmissão de 100 km, cuja impedância em série própria é igual a (0,015+j0,040)Ω/km e que a impedância mútua entre as fases é de (j0,010)Ω/km, é correto afirmar que as impedâncias em série total e de sequência inversa, respectivamente são, em ohms:
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MEC
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Engenharia Elétrica
Em um determinado ponto de um sistema elétrico trifásico de 120kV de tensão de linha, a potência de curto-circuito é de 50MVA.
Considerando que a potência e a tensão de bases são, respectivamente, 100MVA e 120kV, é correto afirmar que a impedância de Thèvenin do sistema, reduzido no ponto considerado, é:
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MEC
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Engenharia Elétrica
A figura a seguir representa um voltímetro, cuja escala está na opção 60V.
Esse valor significa que: