Filtrar


Questões por página:
Um dado circuito alimenta uma carga de 3.048W com 127V nos terminais dessa carga (fase-neutro). Sabe-se que o comprimento desse circuito é de 20 metros com queda de tensão unitária de 10V / (A.km), já considerando o percurso dos cabos que compõem a fase e o neutro.

A queda de tensão, em volts, nesse circuito alimentador é de:
Um circuito que alimenta um chuveiro elétrico de 4kW funcionando 40 minutos por dia, terá consumido ao final de 30 dias:
Para permitir o paralelismo de transformadores, isto é, a interligação de seus primários e de seus secundários em regime de trabalho, é necessário que:
Uma fábrica quando em funcionamento, teve os equipamentos de uma instalação elétrica danificados. Sabe-se que os circuitos terminais que alimentavam esses equipamentos estavam ligados a uma mesma fase.

Um técnico constatou que o fio neutro do alimentador do quadro dos circuitos terminais estava rompido e que as cargas estavam desequilibradas.

A possível causa da queima dos equipamentos foi devido ao surgimento de:

A solução de circuitos trifásicos equilibrados é facilitada quando se adota o equivalente de linha única do circuito. Entretanto, quando as impedâncias da carga são ligadas em Δ, faz-se necessário converter estas impedâncias para o seu equivalente em Y.



Com base no exposto, o equivalente em Y da impedância da carga ligada em Δ e o módulo da corrente de linha do circuito a seguir são, respectivamente: