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Analise as afirmações que são feitas sobre o texto.
I. Há duas formas de perceber o tempo: de maneira contínua, visando sempre e somente o futuro; ou de maneira direta, em que passado, presente e futuro se relacionam.
II. Muitas das conceituações elaboradas sobre o tempo são universais; independente da cultura, por exemplo, todos sabem que não se deve deixar qualquer outra pessoa esperando.
III. No dia a dia, os seres humanos lidam com o tempo de uma mesma maneira, independente de ser sobre atos cotidianos ou sobre teorias de tempo.
Quais estão incorretas?
I. Há duas formas de perceber o tempo: de maneira contínua, visando sempre e somente o futuro; ou de maneira direta, em que passado, presente e futuro se relacionam.
II. Muitas das conceituações elaboradas sobre o tempo são universais; independente da cultura, por exemplo, todos sabem que não se deve deixar qualquer outra pessoa esperando.
III. No dia a dia, os seres humanos lidam com o tempo de uma mesma maneira, independente de ser sobre atos cotidianos ou sobre teorias de tempo.
Quais estão incorretas?
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Considere as assertivas abaixo sobre acentuação gráfica, letras e fonemas.
I. As palavras ‘irá’ (l.01) e ‘até’ (l.04) são acentuadas em virtude da mesma regra, e nenhuma delas possui mais letras do que fonemas.
II. Tanto em ‘países’ (l.05) quanto em ‘país’ (l.21), ocorre ditongo; e, em ambas, o número de letras difere do número de fonemas.
III. ‘vários’ (l.05) e ‘funcionário’ (l.32) continuariam a ser palavras da língua portuguesa caso o acento fosse retirado.
Quais estão incorretas?
I. As palavras ‘irá’ (l.01) e ‘até’ (l.04) são acentuadas em virtude da mesma regra, e nenhuma delas possui mais letras do que fonemas.
II. Tanto em ‘países’ (l.05) quanto em ‘país’ (l.21), ocorre ditongo; e, em ambas, o número de letras difere do número de fonemas.
III. ‘vários’ (l.05) e ‘funcionário’ (l.32) continuariam a ser palavras da língua portuguesa caso o acento fosse retirado.
Quais estão incorretas?
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Analise as afirmações abaixo que são feitas sobre sinais de pontuação presentes no texto.
I. A primeira vírgula da linha 03 indica uma silepse.
II. A primeira vírgula da linha 13 e a da linha 16 são justificadas pela mesma regra.
III. Os dois-pontos utilizados na linha 32 introduzem uma enumeração.
IV. A última vírgula da linha 44 deveria ser substituída por ponto-e-vírgula, visto já haver vírgulas no período.
Quais estão corretas?
I. A primeira vírgula da linha 03 indica uma silepse.
II. A primeira vírgula da linha 13 e a da linha 16 são justificadas pela mesma regra.
III. Os dois-pontos utilizados na linha 32 introduzem uma enumeração.
IV. A última vírgula da linha 44 deveria ser substituída por ponto-e-vírgula, visto já haver vírgulas no período.
Quais estão corretas?
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Observe as afirmações que são feitas sobre frases do texto.
I. “O sistema de tempo no país estrangeiro pode ser composto de unidades básicas diferentes” (l.19-20) – Não existe a obrigatoriedade de o sistema de tempo no país estrangeiro ser composto de unidades básicas diferentes.
II. “Levine e seus colegas fizeram novos estudos do “ritmo de vida” em 31 países.” (l.30) – Já houve outros estudos do ritmo de vida.
III. “Em A geography of time, publicado pela primeira vez em 1997, Levine descreve a classificação dos países” (l.30-31) – A obra referida foi publicada uma única vez.
Quais informações estão pressupostas na frase original?
I. “O sistema de tempo no país estrangeiro pode ser composto de unidades básicas diferentes” (l.19-20) – Não existe a obrigatoriedade de o sistema de tempo no país estrangeiro ser composto de unidades básicas diferentes.
II. “Levine e seus colegas fizeram novos estudos do “ritmo de vida” em 31 países.” (l.30) – Já houve outros estudos do ritmo de vida.
III. “Em A geography of time, publicado pela primeira vez em 1997, Levine descreve a classificação dos países” (l.30-31) – A obra referida foi publicada uma única vez.
Quais informações estão pressupostas na frase original?
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Analise os casos de alteração de palavras do texto em relação à regência verbal e nominal.
I. ‘compõem’ (l.13) por fazem a composição.
II. ‘ levar’ (l.16) por conduzir.
III. ‘usa’ (l.23) por faz uso.
IV. ‘colonizou’ (l.49) por tornou-se colonizador.
Quais provocam alteração sintática no período em que se inserem?
I. ‘compõem’ (l.13) por fazem a composição.
II. ‘ levar’ (l.16) por conduzir.
III. ‘usa’ (l.23) por faz uso.
IV. ‘colonizou’ (l.49) por tornou-se colonizador.
Quais provocam alteração sintática no período em que se inserem?