Filtrar


Questões por página:

Na linguagem Java, podemos trabalhar com exceções. Sobre esses conceitos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. As exceções são eventos inesperados que ocorrem durante a execução de um programa. Uma exceção pode ser o resultado de uma condição de erro ou simplesmente uma entrada inesperada. De qualquer forma, em linguagens orientadas a objetos como Java, as exceções são vista como objetos.

II. Em Java, exceções são lançadas por trechos de código que detectam algum tipo de condições inesperadas. Podem também ser lançadas pelo ambiente de execução Java se este encontra uma situação imprevista.

III. A sintaxe genérica para um bloco try-catch em Java é a seguinte:



IV. Em Java, podemos capturar uma exceção ocorrida através de trechos de código capazes de tratá-la.

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, “polimorfismo” significa “muitas formas”. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.
Em Engenharia de Software, temos o Desenvolvimento em Espiral, cada loop da espiral é dividido em quatro setores, a seguir apresentamos alguns deles. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta os corretos.

I. Desenvolvimento de integração: O software que não puder ser comprado será desenvolvido, e os componentes e sistemas COTS serão integrados, a fim de criar um sistema. A integração de sistemas, nesse modelo, pode ser parte do processo de desenvolvimento, em vez de uma atividade separada.

II. Definição de objetivos: São definidos os objetivos específicos para essa fase do projeto. São identificadas as restrições para o processo e o produto, e é preparado um plano de gerenciamento detalhado. São identificados os riscos do projeto e, dependendo dos riscos, poderão ser planejadas estratégias alternativas.

III. Avaliação e redução de riscos: Para cada um dos riscos de projeto identificados, é realizada uma análise detalhada e são tomadas providências para reduzir esses riscos. Por exemplo, se houver um risco de os requisitos serem inadequados, poderá ser desenvolvido um protótipo.

IV. Panejamento: O projeto é revisto e é tomada uma decisão sobre continuar com o próximo loop da espiral. Se a decisão for continuar, serão traçados os planos para a próxima fase do projeto.
Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Na linguagem Java o escopo (visibilidade) de uma variável de instância pode ser controlado através do uso dos seguintes modificadores de variáveis. _______________: qualquer um pode acessar variáveis de instância públicas. ___________________: apenas métodos do mesmo pacote ou subclasse podem acessar variáveis de instância protegidas. ___________________: apenas métodos da mesma classe (excluindo métodos de uma subclasse) podem acessar variáveis de instâncias privadas.
Na linguagem Java, temos objetos do tipo String. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Uma string é uma sequência de caracteres que provêm de algum alfabeto, que é um conjunto ∑ caracteres. Cada caracter c que compõe uma string s pode ser referenciado por seu índice na string, a qual é igual ao número de caracteres que vem antes de c em s (desta forma o primeiro caracter tem índice 0).

II. Em Java, o alfabeto ∑ usado para definir strings é o conjunto internacional de caracteres Unicode.

III. String é um tipo primitivo encontrado na linguagem Java.

IV. Em Java, operador “+” pode concatenar duas Strings originando uma nova.