Filtrar


Questões por página:
Sobre Discos Magnéticos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Entre os diversos dispositivos de entrada/saída, os discos magnéticos merecem atenção especial, por serem o depositório de dados da grande maioria das aplicações comerciais. Como o fator tempo é crucial no acesso a esses dados, aspectos como desempenho e segurança devem ser considerados.

II. O tempo seek é o tempo de espera até que o setor desejado se posicione sob a cabeça de leitura/gravação.

III. Na realidade, um disco magnético é constituído por vários discos sobrepostos, unidos por um eixo vertical, girando a uma velocidade constante.

IV. O tempo necessário para ler/gravar um bloco de dados de/para o disco é função de três fatores: tempo de seek, latência e transferência.
Sobre Pipeline, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A técnica de pipelining pode ser empregada em sistemas com um ou mais processadores, em diversos níveis, e tem sido a técnica de paralelismo mais utilizada para maior desempenho dos sistemas de computadores.

II. O conceito de processamento pipeline se assemelha muito a uma linha de montagem, onde uma tarefa é dividida em um sequência de sub tarefas, executadas em diferentes estágios, dentro da linha de produção.

III. O conceito de processamento pipeline só pode ser implementado dentro da arquitetura de processadores RISC.

IV. Nos sistemas operacionais antigos, o pipeline era bastante complicado, já que os programadores deveriam possuir conhecimento de hardware e programar em painéis através de fios.
Sobre correção de um Deadlock, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Após a detecção do deadlock, o sistema deverá corrigir o problema. Uma solução bastante utilizada pela maioria dos sistemas operacionais é, simplesmente, eliminar um ou mais processos envolvidos no deadlock e desalocar os recursos já garantidos por eles, quebrando assim a espera circular.

II. Um deadlock não tem correção, uma vez que o processo em execução aguarda um evento que nunca mais ocorrerá. O sistema operacional deve ser apto a identificar e eliminar um processo em deadlock.

III. Uma solução menos drástica envolve a liberação de apenas alguns recursos alocados aos processo para outros processos, até que o ciclo de espera termine.

IV. A eliminação dos processo envolvidos no deadlock e, consequentemente, a liberação de seus recursos podem não ser simples, dependendo do tipo do recurso envolvido.
Em sistemas operacionais, encontramos uma série de algoritmos de escalonamento para facilitar o gerenciamento de processador. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) sobre o escalonamento Shortest-Job- First e o escalonamento Preemptivo.

I. O escalonamento Shortest-Job-First associa cada processo (ou job) ao seu tempo de execução. Dessa forma, quando o processador está livre, o processo em estado de pronto que precisar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução.

II. O escalonamento Shortest-Job-First favorece os processos que executam programas menores, além de reduzir o tempo médio de espera em relação ao FIFO.

III. O escalonamento preemptivo permite que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários, como no caso de sistemas de tempo real, além de proporcionar melhores tempos de respostas em sistemas de tempo compartilhado.

IV. Um algoritmo de escalonamento é dito preemptivo quando o sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador.
Há um critério de escalonamento chamado Tempo de resposta. Sobre esse critério, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em sistemas interativos, o tempo de respostas é o tempo decorrido do momento da submissão de um pedido ao sistema até a primeira resposta produzida.

II. De uma maneira geral, qualquer algoritmo de escalonamento busca otimizar a utilização da UCP e o throughput, enquanto tenta diminuir os tempos de turnaround e de resposta. Dependendo do tipo do sistema, um critério pode ser mais enfatizado do que outros, como, por exemplo, nos sistemas interativos, onde o tempo de resposta deve ser mais considerado.

III. Tempo de resposta não é considerado um critério de escalonamento, uma vez que o tempo de resposta envolve muitos outros fatores em um sistema operacional.

IV. O tempo de resposta é o tempo total utilizado no processamento completo de uma determinada tarefa.