Filtrar


Questões por página:

Considerando que o contraste radiográfico é a diferença na densidade óptica (DO) entre duas estruturas anatômicas adjacentes, dadas as afirmativas,


I. Alto contraste ou escala pequena de contraste são obtidos fazendo uso de técnicas de exposição com baixos valores de kV.

II. Baixo contraste ou escala longa de contraste são obtidos fazendo uso de técnicas de exposição com altos valores de kV.

III. O kV é o principal fator para controlar o contraste radiográfico no sistema convencional.

IV. O tempo de revelação do filme radiográfico afeta o contraste da imagem.


verifica-se que está(ão) correta(s)

No exame da articulação do quadril em AP (ântero-posterior) unilateral direito, para melhor visualização do colo do fêmur, deve-se realizar qual procedimento?
Um paciente sofreu um acidente automobilístico e, ao ser avaliado, o médico suspeitou de possível fratura na coluna cervical. É solicitado ao técnico em radiologia realizar uma rotina para cervical e um AP para C1 e C2 do paciente com a boca aberta, e que se encontra com colar cervical. Se o paciente não conseguir abrir a boca para realizar a técnica AP C1 e C2, qual metodologia o técnico irá utilizar?

Dadas as afirmativas sobre radiação secundária,


I. A kilovoltagem é um dos fatores que afetam a quantidade de radiação secundária.

II. O tamanho do campo do feixe de raios X não interfere no nível de radiação secundária.

III. A radiação secundária causa redução no contraste da imagem radiográfica.

IV. O aumento da espessura do paciente reduz a radiação secundária.


verifica-se que estão corretas apenas

Qual técnica deve ser utilizado para o diagnóstico de um paciente que apresenta estiramento ou laceração do ligamento colateral ulnar do polegar na articulação metacarpo falangeana?