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Perlin e Strobel (2014), ao fazerem um resgate histórico da cultura surda, considerada pelas autoras uma cultura contestada e periférica, afirmam que, assim como ocorrem com as diferentes culturas, a cultura surda é definida

Leia o texto a seguir.


Na década de 1980, no Brasil, as concepções de Educação Bilíngue para surdos começaram a chegar às escolas e a serem pesquisadas por profissionais como uma nova possibilidade para a educação de surdos.

CRUZ; MEIRELES,2019.


Para as autoras, nessa perspectiva de educação, o surdo deverá aprender

Leia o texto a seguir.


No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP,2007. p.38-46


No momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras,

O Decreto nº 5.626/2005, considera como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Essa concepção está coerente, conforme visão de autores como Skliar (1998), Quadros (2004) e Sá (2006), com qual tipo de visão sobre a surdez?
Conforme consta nos Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior (Stumpf; Linhares,2021), é fundamental estudar Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) para