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O gráfico da figura acima mostra o diagrama tensão-deformação convencional de um material dúctil, gerado em um ensaio de tração.

As regiões 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente,

Os diversos materiais utilizados em engenharia sofrem esforços. A classificação e identificação desses esforços são fundamentais para realização de testes que irão prever a resistência dos materiais.

Associe os corpos aos esforços por eles sofridos.

I – Compressão
II – Flexão
III – Tração

P – Prego que é martelado
Q – Cabo de aço que sustenta um elevador
R – Viga simplesmente apoiada que sustenta uma carga.
S – Eixo de motor que transmite torque a uma carga.

Estão corretas as associações:

Em processos de medição, ocorrem erros. Tais erros podem ser de mais de um tipo, como erros aleatórios, erros grosseiros ou erros sistemáticos.
Uma balança que não tinha sido tarada por um operador e um multímetro com mau contato no seu seletor geram erros, respectivamente, dos tipos

Foram realizadas cuidadosas medições dos comprimentos dos lados de uma peça triangular. Não houve erros grosseiros. Os resultados são mostrados na tabela.

 

De acordo com os resultados das medições, o valor do perímetro da peça, em cm, expresso com o número correto de algarismos significativos é



Dois vagões de carga, conectados por uma mola, encontram-se em repouso sobre um trilho retilíneo e horizontal, como mostra a figura. O sistema é colocado em movimento através de uma força horizontal, aplicada ao vagão 1, de módulo 7,50 x 103 N.

Desprezando o atrito, a deformação sofrida pela mola, em cm, vale
Dados:
massa do vagão 1 = 1,50 x 103 kg
massa do vagão 2 = 1,00 x 103 kg
constante elástica da mola = 2,00 x 104 N/m