Filtrar


Questões por página:
Considerando o contexto de atuação do psicólogo organizacional, é bastante frequente assinalar a existência de duas posições distintas. Uma delas é a do psicólogo que usa seus conhecimentos para ajudar as organizações a funcionarem adequadamente, a serviço da produtividade. A outra é a do psicólogo que utiliza sua posição para favorecer o questionamento das relações de trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.

Nessas circunstâncias, em sua atuação, o psicólogo
Um psicólogo é convocado para realizar uma avaliação na qual se valerá, dentre outros recursos, de testes psicológicos. Considerando a magnitude do trabalho, ele percebe que precisará de ajuda na aplicação e correção dos testes. A gerência lhe disponibiliza membros da equipe que não têm formação em psicologia, alguns dos quais ocupam o mesmo cargo que o psicólogo naquela organização.

Não havendo alternativa para se negociar a designação dos membros que o ajudarão, e considerando o Código de Ética do Psicólogo, o que esse psicólogo está autorizado a fazer?
No aprendizado corporativo, as organizações apresentam certas características.

A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - Uma organização que aprende fomenta uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a estabilidade.

II - Em uma organização que aprende, é de se esperar que não haja conflitos ou que os conflitos estejam em um nível muito próximo de zero.

III - O aprendizado de círculo duplo é mais promissor para as organizações que aprendem que o aprendizado de círculo simples.

É correto APENAS o que se afirma em
O modelo do crescimento organizacional de Greiner indica que o(a)
A avaliação psicológica é uma prática comum no contexto organizacional, usualmente com a intenção de avaliar conhecimentos, habilidades e outras características de um candidato a uma posição de trabalho.

Dentre a enorme gama de testes utilizáveis, estão os testes de aptidão cognitiva, que avaliam