Filtrar


Questões por página:
No documento que trata do Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental (p.21), encontra-se a seguinte informação: “Este currículo, enquanto documento originário da Base Nacional Comum Curricular, é orientado pelo princípio da equidade. Portanto, o planejamento pedagógico deve considerar, dentre seus objetivos, o combate à desigualdade escolar, o que pressupõe o reconhecimento de que grupos diferentes possuem necessidades diferentes. A seguir apresentaremos as particularidades das cinco Modalidades de Ensino”.
Assinale a opção que apresenta as cinco modalidades abordadas no referido documento.
Em texto no qual analisa a presença da perspectiva da prática, da pesquisa e da reflexão tanto na formação quanto na atuação de professores no Brasil, Pimenta (2008, p.40) afirma: “A análise compreendida no presente texto coloca em evidência a indiscutível contribuição da perspectiva da reflexão no exercício da docência para a valorização da profissão docente, dos saberes dos professores, dos trabalhos coletivos destes e das escolas enquanto espaços de formação contínua. Isso porque assinala que o professor pode produzir conhecimento a partir da prática, desde que na investigação reflita intencionalmente sobre ela, problematizando os resultados obtidos com o suporte da teoria”. A autora, todavia, identifica, em estudos de outros autores, críticas a essa perspectiva tanto na teoria quanto na prática.
Assinale a opção que apresenta aspectos negativos da perspectiva, de acordo com a literatura pertinente.
De acordo com Ghedin e Franco (2008, p.40), “A educação, segundo muitos autores, possui certa especificidade que lhe outorga o caráter de atividade complexa [...] numa visão ampliada, é possível organizar uma série de constatações, quase consensuais, a respeito do fenômeno educativo”.
As opções a seguir apresentam afirmações que estão dentro do conjunto ao qual se referem os autores, à exceção de uma.
Assinale-a.
Charlot (2013) estabelece comparações entre a pedagogia tradicional e o Construtivismo, defendendo que este último opera uma ruptura fundamental em relação aos métodos tradicionais empregados pelos professores na educação escolar.
Sobre as pedagogias em foco, assinale a afirmação correta.
Em artigo que discute as transformações pelas quais a escola vem passando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Canário (2008, p.79) afirma: “O problema da escola pode ser sintetizado em três facetas: a escola, na configuração histórica que conhecemos (baseada num saber cumulativo e revelado), é obsoleta, padece de um défice de sentido para os que nela trabalham (professores e alunos) e é marcada, ainda, por um défice de legitimidade social, na medida em que faz o contrário do que diz (reproduz e acentua desigualdades, fabrica exclusão relativa). Não é possível adivinhar nem prever o futuro da escola, mas é possível problematizá-lo. É nesta perspectiva que pode ser fecundo e pertinente imaginar uma “outra” escola, a partir de uma crítica ao que existe”. Para tentar recuperar a legitimidade da escola e, sobretudo, da sua função social, o autor propõe alguns caminhos.
No que se refere ao que aponta o autor, assinale a afirmação incorreta.