Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A composição de uma reação química em equilíbrio tende a mudar quando as condições do sistema reacional são alteradas. Analise as afirmações I, II e III a seguir.

I. A adição do catalisador óxido de vanádio V (V2O5) ao sistema em equilíbrio 2SO2(g) + O2(g) ⇌ 2SO3(g) promoverá aumento do rendimento do processo.
II. O aumento da pressão total sobre o sistema em equilíbrio Ni(s) + 4 CO(g) ⇌ Ni(CO)4(g) fará com que a concentração de monóxido de carbono diminua.
III. A diminuição da temperatura no sistema em equilíbrio CH4(g) + H2O(g) ⇌ CO(g) + 3H2(g) (ΔH0 = +206 kJ) causará deslocamento da reação para o sentido direto.

Está correto o que se afirma em
mostrar texto associado
Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica é fornecida por uma fonte externa e usada para promover uma reação química não-espontânea. Atualmente essa é uma das possíveis formas de produção de hidrogênio gasoso a partir da eletrólise da água. Considere esse processo eletrolítico ocorrendo segundo as condições apresentadas na tabela a seguir:
Corrente Elétrica 10 A
Tempo 30 min
Pressão 1,0 atm
Temperatura 273 K
Sabendo que, nessas condições, foram recolhidos 1,7 L de gás hidrogênio é possível prever que o rendimento do processo foi, aproximadamente, de
(Dado: Constante de Faraday = 96.500 s.A.mol-1)
mostrar texto associado
Na Química Forense uma série de testes podem ser usados para a identificação de diferentes tipos de drogas. Um possível ensaio para identificação de cocaína consiste na reação de uma amostra dessa substância com uma solução recém-preparada de β-naftol em hidróxido de sódio 40%. O desenvolvimento de uma cor azul intensa indica resultado positivo.
A substância orgânica presente na solução utilizada nesse ensaio apresenta a seguinte estrutura
A tabela abaixo mostra alguns comprimentos de onda de luz visível que podem ser emitidos por átomo de Hélio.
Cor Comprimento de onda (ºA)
vermelha 6678,00
amarela 5875,00
azul 4388,00
violeta 4026,00

Considerando que a luz emitida se propaga no ar, é correto afirmar que
A figura representa dois anteparos separados por uma distância D. Sobre o primeiro anteparo incide um feixe de raios luminosos horizontais, de luz monocromática. No anteparo existem duas fendas F1 e F2, separadas por uma distância d, muito menor que D, através das quais a luz se difrata e forma, sobre o segundo anteparo, uma figura de interferência. O ponto P é um dos pontos mais próximos do ponto central O equidistante das fontes F1 e F2 onde se localiza uma franja escura. A diferença de percurso no ponto P entre as duas luzes provenientes das fendas F1 e F2 é 2,4.10-7m.
Imagem associada para resolução da questão


Assim, a cor usada no experimento é