Filtrar


Questões por página:
“Paciente, 40 anos, em acompanhamento por quadro de transtorno depressivo recorrente, relata ser tabagista inveterado e demonstra interesse em parar de fumar. Informa já ter tentado cessar o tabagismo sozinho sem sucesso. História patológica pregressa refere síndrome metabólica e epilepsia.” De acordo com a história do paciente, qual medicação está contraindicada na terapia antitabagismo?
Na avaliação de paciente com tentativa e risco de suicídio, a entrevista clínica com o paciente e/ou familiares é o principal instrumento que dispõe o médico para avaliar o paciente suicida. A abordagem deve ser cautelosa e gradual e podem ser identificados, no atendimento, alguns fatores de risco para o suicídio. São considerados fatores de risco para o suicídio, EXCETO:
Questão Anulada
No caso de intoxicação aguda concomitante por antidepressivos tricíclicos e por benzodiazepínicos, está formalmente CONTRAINDICADA a utilização do seguinte medicamento:
Questão Anulada
“Paciente, 44 anos, sexo feminino, com história de transtorno depressivo recorrente, dá entrada na unidade de pronto atendimento, sendo trazida por familiares que a encontraram desfalecida em sua cama, ao lado de embalagens abertas e indícios de consumo em grande quantidade de clomipramina e venlafaxina. Familiares referem que paciente já tentou suicídio outras duas vezes. De acordo com o caso clínico, confirmada a intoxicação aguda por uso das medicações citadas, quais são os respectivos antídotos que podem ser necessários ao tratamento do paciente?
“Paciente, sexo feminino, 58 anos, com história de três cirurgias de artroplastia de quadril com colocação de prótese, com dor crônica, chega ao pronto-socorro de hospital universitário com quadro de depressão respiratória, pupilas puntiformes, bradicardia acentuada e convulsões.” Sobre o quadro clínico, assinale a conduta médica correta.