Filtrar


Questões por página:
Diane Krumm, em seu livro Psicologia do Trabalho: Uma introdução à Psicologia Industrial/organizacional, revela que podem ser considerados alguns princípios tópicos de estudo da Psicologia Organizacional atual; analise-os.
 
I. Questões legais e sociais tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.
II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.
III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.
IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).
V. Forma física, saúde e estresse.
VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.
VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.
VIII. Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.
 
Estão corretas as alternativas
O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:
Parte significativa das intervenções clínicas em psicologia da saúde focalizam em áreas, tais como:
 
I. Promoção da saúde e prevenção, com destaque para intervenções de supressão tabágica, de álcool e drogas, promoção de comportamentos alimentares saudáveis, mudança de comportamentos sexuais de risco.
 
II. Efeitos do estresse sobre a saúde, através da promoção de estratégias de confronto adequadas e/ou da melhoria da utilização do suporte social, incidindo sobre confronto com procedimentos médicos (cirurgia, cateterismo cardíaco, quimioterapia), controle de sintomas (dor crônica, cefaleias), gestão do estresse (doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças psicossomáticas), adaptação à doença crônica, adesão a tratamentos médicos e a atividades de autocuidados, melhoria da informação em saúde e da comunicação do utente com os técnicos de saúde, intervenção familiar.
 
III. Prestação de cuidados psicológicos a indivíduos com perturbações mentais (depressão, doença bipolar, perturbações fóbicas, neuroses, doença de Alzheimer etc.), incluindo avaliações psicológicas, promoção de estilos de vida saudáveis, aconselhamento psicológico e reabilitação psicossocial.
 
Estão corretas as afirmativas
Embora clima e cultura organizacional sejam conceitos relacionados, para alguns autores, esses conceitos são sinônimos, para outros, não. O fato é que a cultura organizacional é um dos pressupostos básicos, o padrão mais difícil de entender. Ela é passada como a maneira correta de perceber, de imaginar e de sentir em uma organização. Já o clima organizacional refere-se às percepções individuais dos eventos culturais das organizações: como os empregados, individualmente ou em grupo, interpretam o que acontece na organização. Porém, entendendo que são conceitos congruentes, assinale a afirmativa INCORRETA.
A perspectiva humanista enfatizou o potencial inerente à autorrealização do ser humano. Não é de estranhar que os terapeutas humanistas almejem alavancar a autorrealização, ajudando as pessoas a crescer na autoconsciência e autoaceitação. Como a psicanálise, as terapias humanistas tentaram reduzir os conflitos internos que impedem o desenvolvimento natural, munindo os clientes com novos insights. De fato, com frequência, nos referimos às duas vertentes como terapias de insight. No entanto, os terapeutas humanistas diferem dos psicanalistas por focarem:
 
I. O presente e o futuro mais que o passado. Eles exploram os sentimentos à medida que ocorrem, em vez de obter insights sobre as origens infantis dos mesmos.
II. Pensamentos conscientes ao invés de inconscientes.
III. Assumir responsabilidade imediata por seus sentimentos e suas ações, em vez de desvelar determinantes ocultos.
IV. Promover crescimento em vez de curar uma doença. Assim, a pessoa em terapia torna-se “cliente” em vez de “paciente”.
 
Estão corretas as afirmativas