Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Sobre os componentes linguísticos dos textos 1 e 2, marque a alternativa incorreta.
mostrar texto associado

Sobre os textos 1 e 2, analise as assertivas.


I.Em ambos os textos predomina a função poética da linguagem.

II.Em ambos os textos, temos exemplo de defesa de ponto de vista.

III.A expressão: "pássaros em voo" conota liberdade.

IV.Os dois textos possuem os elementos da comunicação, podendo citar entre eles: o emissor ou enunciador (quem escreveu o texto) e o receptor (o leitor de cada texto).


Marque a alternativa com as assertivas CORRETAS.

mostrar texto associado

Analise as informações sobre os componentes linguísticos dos textos 1 e 2.


I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais.

II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número.

III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número.

IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis.

V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas.


Estão CORRETAS:

mostrar texto associado
Marque a alternativa com todos os termos com o mesmo número de sílabas, acentuados por pertencerem à mesma regra de acentuação / tonicidade.
mostrar texto associado
Marque a alternativa com oração construída com substantivo sobrecomum como núcleo do sujeito.