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Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.


Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.

( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.

( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.


As afirmativas são, respectivamente,

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.


Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.


I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.


Está correto o que se afirma em

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, é o marco legal que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade de Educação Especial.


Sobre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, analise as afirmativas a seguir.


I. Deve organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais.

II. Deve acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

III. Deve ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação.


Está correto o que se afirma em

O Parecer CEB 11/2000 traz a concepção da Educação de Jovens e Adultos associada às normas e diretrizes nacionais da educação básica, com ênfase nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora.


Relacione cada uma dessas funções às suas respectivas definições.


1. Reparadora

2. Equalizadora

3. Qualificadora


( ) A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, deve ser saudada como reparação corretiva.

( ) Tem como base o caráter incompleto do ser humano cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares.

( ) Significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, “os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.”

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI,2013).


Assinale a opção que indica a denominação desse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar.