Filtrar


Questões por página:
A vertigem paroxística posicional benigna

Uma paciente de setenta e quatro anos de idade e com antecedente de hipertensão arterial mal controlada há vários anos compareceu à emergência com queixa de dispneia aos pequenos esforços nos últimos cinco dias. No exame físico, a paciente apresentava-se normocorada, com as extremidades quentes, frequência respiratória de 24 irpm, PA de 164 mmHg × 76 mmHg e frequência cardíaca de 102 bpm, turgência jugular a 30º, ictus cordis no quinto espaço intercostal esquerdo, linha hemiclavicular, ritmo cardíaco regular em três tempos (quarta bulha) e sem sopros. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes nas bases, bilateralmente. Adicionalmente, notaram-se refluxo hepatojugular e edema perimaleolar bilateral. Os demais sistemas não apresentaram alterações significativas no exame clínico. A radiografia de tórax demonstrou: índice cardiotorácico de 0,4, com redistribuição vascular para os ápices e edema intersticial. O ecocardiograma revelou fração de ejeção igual a 62%, com sinais de alteração do relaxamento ventricular.

Assinale a opção que apresente a hipótese diagnóstica mais provável e uma opção terapêutica para a paciente objeto do caso clínico descrito.

A respeito da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assinale a opção correta.
mostrar texto associado

Ainda em relação ao caso clínico em apreço, visando melhor estratificação do risco de futuros eventos cardiovasculares, o exame complementar mais adequado a ser realizado nas próximas 48 h é o(a)

mostrar texto associado

Considerando os dados do caso clínico descrito no texto e do eletrocardiograma mostrado, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para a paciente em questão é de