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Entre as atribuições do jornalista está a de reconhecer entre tantos acontecimentos aquele com potencial de virar notícia. Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir.
I. Na produção da notícia, a definição da angulação relaciona-se à noticiabilidade.
II. No jornalismo, Fait divers são fatos comuns, corriqueiros, relacionados, sobretudo, com a Política e a economia.
III. A atualidade da notícia, a relevância do fato e o interesse público são exemplos de critérios de noticiabilidade.
Logo, a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS é a seguinte:
Na comunicação organizacional integrada, encontramos uma modalidade de comunicação com objetivos de viabilização da interação entre a organização e seus empregados, interação essa que produz resultados positivos para ambas as partes, quando existem um diálogo aberto e o uso de canais eficientes de comunicação.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a essa modalidade de comunicação.
A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.
Hohlfeldt, Martino e França, Veiga.2010.
Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.
I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.
II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.
III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.
A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.
(...) é uma estratégia ou ação comunicativa que acontece quando o olhar é direcionado ao interesse público, a partir da responsabilidade que o agente tem (ou assume) de reconhecer e atender o direito dos cidadãos à informação e participação em assuntos relevantes à condição humana ou vida em sociedade. Ela tem como objetivos promover a cidadania e mobilizar o debate de questões afetas à coletividade, buscando alcançar, em estágios mais avançados, negociações e consensos.
Esse conceito, formulado por Marina Koçouski, (2013) refere-se à Comunicação
As fake news nas eleições
O fenômeno não é novo. Muito menos exclusivo do Brasil. Ao contrário. As chamadas fake news, ou notícias falsas, que inundaram as mídias digitais já polarizaram as eleições tanto aqui como nos EUA, onde Donald Trump surfou a onda e saiu vencedor movido a uma bateria de desinformações que favoreceram a sua candidatura.
Considerando o fragmento do artigo de Carlos José Marques, avalie estas informações.
I. A história da imprensa aponta que jornais sensacionalistas, por vezes, disseminaram notícias falsas ao longo do tempo, como o emblemático caso do bebê-diabo, veiculado pelo jornal Notícias Populares.
II. Além do volume de informações, nas redes sociais, os layouts dissimulados contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas.
III. As fake news podem ser pensadas no contexto da pós-verdade, eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016.
IV. As redes sociais têm pouca relevância na circulação das fake news no cenário político, visto que o meio impresso é o principal responsável pela disseminação desse tipo de notícia.
Logo, é plenamente CORRETA a sequência apresentada na seguinte alternativa: