Filtrar


Questões por página:
Segundo a Constituição Federal (1988) em seu artigo 216, constituem Patrimônio Cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Assinale a alternativa que NÃO se configura em Patrimônio Cultural.
As pavimentações no espaço urbano, segundo Mascaró (2016), contêm características que merecem ser observadas. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
O risco em projeto de obras pode ser gerenciado a partir de diferentes fases, sendo uma delas a formulação da estratégia para redução de risco. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essa fase.

Sobre os instrumentos da política urbana, previstos no Estatuto da Cidade (Lei nº 257/2001), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Planejamento municipal.

2. Institutos tributários e financeiros.

3. Institutos jurídicos e políticos.


Coluna 2

( ) Disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo.

( ) Desapropriação.

( ) Tombamento de imóveis ou de mobiliário urbano.

( ) Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana – IPTU.

( ) Plano plurianual.

( ) Contribuição de melhoria.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Saurin & Formoso (2006), citando Illingworth (1993), afirmam que há três tipos de canteiros de obra: restritos, amplos e longos e estreitos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Restritos.

2. Amplos.

3. Longos e estreitos.


Coluna 2

( ) Há possibilidade de acesso em poucos pontos do canteiro e destinam-se, entre outras obras, a trabalhos em estradas de ferro e rodagem, por exemplo.

( ) A construção ocupa o terreno completo ou uma alta percentagem desse. São adequados para construções em áreas centrais da cidade, ampliações e reformas.

( ) Há disponibilidade de acesso para veículos e áreas de armazenamento. Indicados para conjuntos habitacionais horizontais, por exemplo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: