Filtrar


Questões por página:
O Planalto Central do Brasil se configura como uma verdadeira caixa d’água que recebe, na estação chuvosa, grande volume de água proveniente da região amazônica, em movimento de evaporação e circulação da massa equatorial continental. Por isso, no Planalto Central, encontram-se nascedouros de importantes fluxos de água do País.
Considerando essas informações, é correto afirmar que o local, no Distrito Federal, onde nascem os afluentes da bacia hidrográfica do Paraná, que escorre para o sul do País, e da bacia Tocantins/Araguaia, que segue para o norte, denomina-se
Nomeada pelo presidente Floriano Peixoto, a Comissão Exploradora do Planalto Central, composta por 21 pessoas e chefiada por um geógrafo e astrônomo, demarcou uma área de 14.400 km2, considerada adequada para a futura capital; essa área incluía as Lagoas Formosa, Feia e Mestre D ’Armas.
Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/especias/brasilia50anos/ not02.asp>. Acesso em: 20 mar.2018, com adaptações.

O texto apresentado faz referência a uma missão fundamental para o surgimento da nova capital, a Missão
Questão Anulada
A população do Distrito Federal (DF) e do Entorno sofre alterações constantes, pois o DF ainda é uma região de grande atração. Para explicar-se esse fato, levam-se em consideração as áreas de atividades econômicas e como elas se organizam para o desenvolvimento da região. Com base nessas informações, acerca das atividades econômicas e da distribuição populacional do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), assinale a alternativa correta.
Placa do Mercosul: entenda como é o item que estará no seu carro até 2023
O que é e quem vai usar
As novas placas do Mercosul são inspiradas no sistema integrado adotado já há vários anos pelos países da União Europeia. Elas serão aplicadas de maneira padronizada a aproximadamente 110 milhões de veículos.
Como será
Os números e as letras poderão ser dispostos de maneira aleatória. Na Argentina, por exemplo, adotou-se um padrão “LL NNN LL” (sendo L para letras e N para números), a fim de se evitar formação de palavras. No caso do Brasil, o padrão inicial será “LLL NL NN” para carros e “LLL NN LN” para motos. O último dígito provavelmente continuará a ser sempre um número, em razão da aplicação do rodízio veicular na cidade de São Paulo (SP).
Disponível em: <https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/03/08/ placas-do-mercosul-entenda-o-que-e-item-que-estara-no-seu-carro-ate2023.htm>. Acesso em: 24 mar.2018, com adaptações.
Considerando as informações apresentadas, quantas placas diferentes para carros poderão ser feitas iniciando-se com BRA?


Considere hipoteticamente que o número de feridos por acidente de trânsito com automóveis, em determinada cidade, distribui-se de acordo com as probabilidades apresentadas no quadro.
Com base no exposto, a probabilidade de haver pelo menos 3 feridos por acidente é igual a