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Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto(l.1-3) .
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma:
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma:
Poluição mata cerca de 4 toneladas de peixes no Rio de Janeiro Cerca de quatro toneladas de peixes mortos foram retiradas quinta-feira (8) da lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro). Para a Serla - Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, a mortandade poderia ter sido evitada se as obras do projeto LagoAmar, que serviria para revitalizar as lagoas da Barra e Jacarepaguá, não fossem embargadas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Procurado pela reportagem, o Ibama não havia se pronunciado até o final da noite de quinta-feira. A Serla afirma que os peixes, da espécie das savelhas, morreram por causa da pouca troca de água na lagoa, além do acúmulo de algas. A lagoa de Marapendi recebe esgoto sem tratamento de condomínios da Barra da Tijuca. As savelhas são consideradas as espécies mais frágeis do ecossistema da lagoa. No início do ano, equipes da Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana removeram cerca de 15 toneladas de peixes mortos da lagoa. (Folha Online) In: http://noticias.ambientebrasil.com. br/noticia/?id=20774 A diretora da escola Z, localizada na circunvizinhança da Lagoa de Marapendi, ao ler a matéria publicada na Folha Online, avaliou que a responsabilidade pelo problema seria dos condomínios que cercam a lagoa, da Prefeitura da cidade e, também, das escolas. Com o objetivo de contribuir para a conscientização da comunidade escolar sobre o problema, a escola deverá
A Teoria da Resposta ao Item (TRI) surgiu a partir de discussões teóricas sobre a viabilidade de se comparar as habilidades e os conhecimentos de examinandos submetidos a provas diferentes. No Brasil, a TRI é utilizada para estimar as habilidades e conhecimentos dos alunos da Educação Básica. Uma das propriedades importantes da TRI é o fato dos parâmetros dos itens e as proficiências dos indivíduos serem invariantes. Em função de suas propriedades, é possível afirmar que a utilização da TRI no SAEB permite
I. comparar alunos.
II. ter o foco da avaliação no score total.
III. estimar a distribuição de proficiências da população e subpopulações.
IV. monitorar os progressos de um sistema educacional.
V. fazer análises e interpretações associadas à prova como um todo e ao grupo de indivíduos.
São corretas as afirmativas
I. comparar alunos.
II. ter o foco da avaliação no score total.
III. estimar a distribuição de proficiências da população e subpopulações.
IV. monitorar os progressos de um sistema educacional.
V. fazer análises e interpretações associadas à prova como um todo e ao grupo de indivíduos.
São corretas as afirmativas
Questão DESATUALIZADA
A partir da década de 1980, com os debates e os movimentos sociais, foi intensificado o processo de formação docente que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/96. Nesse quadro referencial, essa lei estabelece, em seu Art.62, que "a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á .....
A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível