Filtrar


Questões por página:
Leia o poema de Manoel de Barros extraído do Livro das Ignorãças (1993): “Ocupo muito de mim com o meu desconhecer./ Sou um sujeito letrado em dicionários./ Não tenho mais que 100 palavras./ Pelo menos uma vez por dia me vou no Morais ou no Viterbo. -/ A fim de consertar minha ignorãça, / mas só acrescenta./ Despesas para minha erudição tiro nos almanaques:/ - Ser ou não ser, eis a questão./ Ou na porta dos cemitérios:/ - Lembra que és pó e que ao pó tu voltarás./ Ou no verso das folhinhas:/ - Conhece-te a ti mesmo./ Ou na boca do povinho:/ - Coisa que não acaba no mundo é gente besta / e pau seco./ Etc / Etc / Etc / Maior que o infinito é a encomenda.”
Assinale a alternativa correta.
Entre as personagens mais famosas da Literatura Brasileira estão Iracema (1992), de José de Alencar, e Capitu do livro Dom Casmurro (1994), de Machado de Assis. Estas personagens situadas em contextos diferentes apresentam traços em comum. Considerando o fator criticidade, identifique esses traços.
I – “Pata de galinha não machuca pinto”. II – “Quem semeia ventos colhe tempestades”. III – “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.
Os provérbios sintetizam conceitos a respeito da realidade ou regras de conduta social ou moral. Assinale o conjunto de temas respectivamente
Assinale a alternativa em que o trecho do diálogo apresenta um registro informal ou coloquial da linguagem.
mostrar texto associado
Levando em conta o processo da variação linguística, assinale a alternativa correta.