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José Carlos Zanelli assinala que, embora a síndrome de burnout não represente apenas um conjunto de disfunções afetivos emocionais, entende-se que ela abarque componentes de afetividade porque inclui, entre suas dimensões, a redução na capacidade do trabalhador de iniciar, de manter ou de fortalecer os elos afetivos com objetos e pessoas do ambiente de trabalho (exaustão e distanciamento), bem como de favorecer o declínio sobre sua auto-estima. Sobre a síndrome de burnout estudada por esse autor, analise as assertivas abaixo:
I - Burnout é uma resposta prolongada a agentes estressores do contexto de trabalho, sendo definido como uma síndrome composta por três dimensões: exaustão, cinismo e ineficácia.
II - A despersonalização representa o contexto interpessoal do burnout, incluindo respostas negativas como apatia ou distanciamento de vários aspectos do trabalho.
III - Processos organizacionais de redução de pessoal, exigências organizacionais por maior produtividade, por mais tempo dedicado ao trabalho e por maior flexibilidade de pessoal para executar tarefas diferentes na empresa são causas de ocorrência de burnout.
IV - A exaustão representa o estresse individual de burnout e se refere a sentimentos do trabalhador de estarem sendo exauridas todas as suas forças emocionais e físicas.
Estão CORRETAS as assertivas:
Conforme José Carlos Zanelli, os administradores e os dirigentes organizacionais buscam funcionários motivados com o seu trabalho, com a sua equipe e acima de tudo com a organização a que pertencem. A ideia é que funcionários motivados apresentem bons desempenhos e garantam ganhos de produtividade. Diversos aspectos inter-relacionados envolvem o conceito de motivação organizacional, o que repercute na construção de diversas teorias desse processo psicológico. Com relação as teorias da motivação explicadas a partir das necessidades humanas, analise as assertivas abaixo:
I - A Teoria das necessidades de Maslow (1943) se baseia na premissa de que as necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia, cuja motivação da conduta humana obedeceria a um sentido progressivo, que deixa implícito que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal. Para que esse desenvolvimento possa ter livre curso ascendente, é preciso que as necessidades inferiores (necessidades fisiológicas e de segurança) sejam em parte satisfeitas e as necessidades superiores (necessidades sociais, de estima e as de autorealização) apresentem-se como motivadoras da conduta humana.
II - A Teoria das necessidades de McClelland (1953) embora, como Maslow, trate as necessidades como de origem biológica, não as considera pela perspectiva da hierarquia. Afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização; que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidades nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidas.
III - A prática gerencial apoiada na Teoria X de McGregor (1960) baseou-se nos estudos da motivação desenvolvidos por Maslow, que ressaltam o quanto a motivação seria decorrente da emergência de necessidades humanas dispostas hierarquicamente.
IV - A Teoria das necessidades de Alderfer (1969) redefiniu as cinco necessidades hierarquizada de Maslow em três grupos: Existência, Relacionamento e Crescimento; e, afirmou que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo.
Estão CORRETAS as assertivas: