Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

A imagem do agronegócio foi construída para renovar a imagem da agricultura capitalista, para “modernizá-la”; trata-se de uma construção geográfico-ideológica que destaca o aumento da produção, da riqueza e das novas tecnologias.

mostrar texto associado

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, a respeito de aspectos diversos relacionados ao agronegócio.

A expansão das fronteiras agrícolas, nos últimos anos, no território nacional reocupou terras agrícolas degradadas e de baixa produtividade nos biomas cerrado e caatinga e ocorreu em razão das demandas do mercado e da sociedade pela preservação do meio ambiente.

Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue o próximo item.

A integração produtiva e a internacionalização da economia brasileira são marcadas por características como circulação de mercadorias entre fábricas, exportações e importações, e crescente processo de estatização da economia a partir dos fundos de investimento internacionais.

Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue o próximo item.

A Zona Franca de Manaus, criada na década de 60 do século passado pelo Regime Militar para desenvolver a região Norte e povoar o vasto território de ocupação rarefeita, é hoje uma aglomeração industrial onde o meio técnico, científico e informacional se manifesta de maneira expressiva, com grande número de empresas e diversidade de segmentos.

Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue o próximo item.

Na cidade, centro de controle e gestão do território, as empresas industriais definem suas estratégias de localização considerando as regiões com grande densidade técnica, científica e informacional que lhes possibilitem maior capilaridade no território e reprodução do capital, além da potencialidade de mão de obra qualificada e da proximidade estratégica de grandes mercados consumidores.