Questões de Concurso
Filtrar
1.990 Questões de concurso encontradas
Página 81 de 398
Questões por página:
Uma criança de nove anos de idade sofreu um acidente de bicicleta e teve trauma facial envolvendo três dentes anteriores. No exame clínico, constatou-se que o dente 11 encontrava-se no alvéolo sem mobilidade, estava sensível à percussão e respondeu normalmente ao teste de sensibilidade elétrica. Não havia sinais de sangramento no sulco gengival. O dente 21 apresentava discreta mobilidade, sangramento de pequena intensidade do sulco gengival, porém sem deslocamento. O dente 22 estava deslocado axialmente do seu alvéolo e preso por suas fibras gengivais intactas por palatino.
Nesse caso, houve lesões pulpares e do ligamento periodontal
Assinale a opção que corresponde aos pontos anatômicos identificados pelos numerais de 1 a 4 na imagem radiográfica apresentada.
Uma mulher de vinte e seis anos de idade foi submetida à cirurgia bucal. Inadvertidamente, não utilizou o medicamento prescrito pelo profissional no pós-cirúrgico, tendo optado por utilizar um analgésico que já tinha em casa. Após dois dias da intervenção, a paciente entrou em contato com o profissional, relatando que, embora não estivesse sentindo dor, havia percebido um sangramento constante na região onde havia sido feita a cirurgia.
Considerando os efeitos adversos provocados na paciente do caso clínico, assinale a opção que apresenta um medicamento contraindicado para o controle da dor no pós-operatório de cirurgia bucal.
Com relação às contraindicações de substâncias destinadas ao controle da ansiedade na prática odontológica, julgue os itens a seguir.
I Os benzodiazepínicos não devem ser administrados em grávidas, pois esse fármaco ultrapassa a placenta e pode deprimir o sistema nervoso central do feto.
II O óxido nitroso não deve ser administrado em portadores de porfiria intermitente aguda, devido ao risco de aumento da síntese de porfiria.
III O hidrato de cloral não deve ser administrado em pacientes que possuam restrição à inalação de gases administrados.
IV Opioides não devem ser administrados em portadores de asma, devido ao potencial de liberação de histamina.
Estão certos apenas os itens