Filtrar


Questões por página:
“A dor pode ser definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada à injúria tecidual ou outro tipo de injúria. Até o início da década de 90, só era conhecido um tipo de cicloxigenase (COX). Atualmente, sabe-se da existência de, ao menos, três isoformas de COX.”
(Andrade, 2006.)

Marque a alternativa que apresenta um fármaco que inibe seletivamente a COX-2.

De acordo com Andrade et al (2006), para obter anestesia eficiente, com profundidade e duração adequadas, aliadas à segurança, o cirurgião dentista deve possuir ótimo conhecimento sobre a farmacologia e a toxicologia dos anestésicos locais. Relacione os tipos anestésicos às respectivas características.

1. Lidocaína.
2. Mepivacaína.
3. Prilocaína.
4. Bupivacaína.

( ) Seu principal metabólito, a ortotoluidina, pode induzir a formação de metemoglobina e causar metemoglobinemia no caso de superdosagem.
( ) Produz discreta ação vasodilatadora. Quando utilizada sem vasoconstritor, numa concentração de 3%, promove anestesia pulpar mais duradora.
( ) Anestésico local de longa duração. Produz anestesia pulpar por até 3 horas e em tecidos moles por até 12 horas. É utilizada na concentração de 0,5%.
( ) Há mais de 50 anos é o anestésico local mais empregado. É padrão de comparação para todos anestésicos locais. O seu tempo de latência é em torno de 2 a 3 minutos.

A sequência está correta em

De acordo com Benedetto et al (2009), apesar do declínio da doença cárie nos últimos anos, um grande número de dentes decíduos ainda é afetado por processos cariosos e lesões traumáticas. Dependendo da extensão das estruturas dentárias afetadas por esses dois processos, torna-se necessária a realização do tratamento endodôntico. Marque a alternativa correta sobre a conduta operatória da pulpectomia ou da necrose pulpar em dentes decíduos indicada por esses autores.
De acordo com Kidd & Nyvad (2005), o diagnóstico da cárie dentária é assim: o caminho intelectual que integra as informações obtidas pelo exame clínico dos dentes, o uso de ferramentas auxiliares para o diagnóstico da cárie, a conversa com o paciente e os conhecimentos biológicos. Acerca dos exames utilizados para o diagnóstico da cárie, é correto afirmar que
“A cárie dentária é uma doença crônica e, portanto, um processo que progride de forma muito lenta, na maioria dos indivíduos, sendo raramente autolimitante.”

(Fejerskov et al, 2005.)

Acerca da cárie, analise.

I. Cárie recorrente é o termo empregado para se referir ao tecido desmineralizado ou infectado que foi deixado no local da lesão cariosa, previamente à inserção de um material restaurador.

II. Cárie primária é o termo utilizado para diferenciar as lesões presentes em superfícies não restauradas.

III. As lesões de cárie em superfície lisa podem se iniciar no esmalte, no cemento ou na dentina radicular expostos ao meio bucal.

IV. Cárie oculta é empregada para designar a presença de múltiplas lesões cariosas ativas ocorrendo num mesmo paciente.

Estão corretas apenas as afirmativas