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Para executar a aplicação de 1 m2 de cerâmica esmaltada de até 30x30cm com argamassa de cimento e areia, são consumidos: 1,2 h de pedreiro ladrilheiro,1,20 h de servente,1,1 m2 de cerâmica e 0,02 m3 de argamassa pronta.
Os custos desses insumos, incluindo-se os encargos sociais de mão de obra, são:

Item Custo
Cerâmica R$ 22,00 / un
Argamassa pronta R$ 360,00 / m3
Servente R$ 9,00 / h
Ladrilheiro R$ 14,00 / h

Considerando o BDI nulo, o custo unitário total desse serviço, incluindo materiais e mão de obra, é:
Segundo o Manual do DNIT, em uma rodovia podem ser projetados dispositivos de drenagem de transposição de talvegues, superficial, do pavimento, subterrânea e de travessia urbana. A drenagem superficial de uma rodovia tem como objetivo interceptar e captar, conduzindo ao deságue seguro, as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre o corpo estradal, resguardando sua segurança e estabilidade. Apresenta um dispositivo de drenagem superficial:
Um serviço de escavação, carga e transporte de material de 1ª categoria com uma DMT de 300 m foi executado com a equipe de máquinas mostrada na lista abaixo. Essa também apresenta a quantidade empregada e a utilização de cada equipamento.

Equipamento: Trator de Esteiras - (228 kW)
Quantidade: 1
Utilização produtiva: 1
Utilização improdutiva: 0

Equipamento: Motoscraper - (246 kW)
Quantidade: 4
Utilização produtiva: 0,8
Utilização improdutiva: 0,2

Equipamento: Motoniveladora - (93 kW)
Quantidade: 1
Utilização produtiva: 0,12
Utilização improdutiva: 0,88

Sabendo que a produtividade do trator de esteiras foi de 320 m3 /hora, a produtividade máxima de um motoscraper é:
O ensaio de sondagem de simples ou SPT (Standard Penetration Test) é o ensaio mais executado para o reconhecimento dos solos. Observe o perfil:



De acordo com os critérios de classificação das areias e siltes arenosos quanto à consistência ou compacidade, o solo da segunda camada recebe a designação de:
O engenheiro João foi encarregado de elaborar um estudo de viabilidade de uma obra viária de empresa cujo custo de capital para investimento é de 12% ao ano. A tabela mostra o fluxo de caixa para o horizonte de projeto de 10 anos.



Considerando o fluxo de caixa mostrado, o valor presente líquido do projeto é: