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O ciclo de aprovação, execução, controle e prestação de contas do orçamento público apresenta uma série de etapas com suas competências. Associe os órgãos/poderes e suas respectivas competências no ciclo orçamentário.

(1) Controle interno ( ) Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária

(2) Órgão central de contabilidade ( ) Elaboração do quadro de detalhamento da despesa

(3) Órgão central de planejamento ( ) Elaboração da proposta de Programação Financeira
(4) Unidade Orçamentária ( ) Execução do Orçamento

( ) Acompanhamento, avaliação e correção de rumos

A associação correta é:

Uma empresa realizou e registrou as seguintes atividades, durante o exercício de 2014:

• Recebimento pela prestação de serviços, à vista; $ 300.000

• Recebimento de empréstimos obtidos, via emissão de debêntures de longo prazo; $ 75.000

• Pagamento à vista de fornecedores, referente ao suprimento de matérias-primas; $ 25.000

• Recebimento de equipamentos de informática em doação; $ 5.000

• Pagamento, no ato da compra, pela aquisição de terreno para construção da nova

sede da empresa; $ 200.000

• Recebimento de dividendos pela participação acionária em outra empresa; $ 1.500

• Pagamento de bem do imobilizado, adquirido a prazo; $ 2.500

• Recebimento de rendimentos de aplicações financeiras, que geraram ativos

classificados como equivalentes de caixa; $ 2.000

• Pagamento de juros sobre o capital próprio; $ 1.300

• Aquisição de veículo, via contrato de alienação fiduciária; $ 40.000

• Pagamento de duas parcelas do principal do empréstimo, obtido em

exercício anterior; $ 7.500

• Pagamento de imposto municipal sobre os serviços prestados pela empresa. $ 15.000

Ao final do exercício de 2014, a Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, pelo método direto, da empresa evidenciou como efeito das transações ocorridas no exercício:
Em termos ideais, a legislação municipal recomenda que os gastos com despesas de merenda escolar, na rede de ensino fundamental, sejam de pelo menos R$80 em média, por aluno, por mês. Através de uma amostra de dezesseis escolas foi calculada a média de R$74, sendo a variância populacional conhecida igual a 144. São fornecidos também valores da distribuição normal padrão e respectivas probabilidades, conforme abaixo:



Assim sendo, na tentativa de demonstrar que aquela recomendação não está sendo respeitada, é proposto, pelo TCM-SP, um teste de hipótese sobre o qual é correto afirmar que:

Para estimar o desvio padrão (variabilidade) do preço de um determinado item de consumo, essencial à administração pública, é extraída uma pequena amostra aleatória simples, através de consultas a quatro fornecedores distintos. Supondo que os valores encontrados foram R$4,00, R$5,00, R$8,00 e R$11,00, a estimativa para a variabilidade, obtida através do estimador não tendencioso da variância, será:
Suponha que em um levantamento realizado sobre todos os processos administrativos que chegaram ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo, no passado recente, constatou-se a existência de uma probabilidade fixa, igual a 20%, de que, após examinados, esses processos apresentem algum tipo de irregularidade, demandando providências. Se um determinado conselheiro do Tribunal receber cinco processos para relatar, a probabilidade de que mais de 60% contenha irregularidades é de: