Questões de Concurso
Filtrar
1.032 Questões de concurso encontradas
Página 159 de 207
Questões por página:
Nos anos 70 a Optical Art e a POP Art foram manifestações ligadas a abstração e a chamada cultura de massa, mas a Body art, o happening, a performance, a instalação, a vídeo-arte, a land-art e o grafite vão fazer a transição entre o fim da arte moderna e o início da arte contemporânea. São aspectos que dizem respeito a esse momento de mudança:
I. Grupos de artistas se fecham ao contexto social buscando produzir obras de arte únicas e serem reconhecidos pela academia de belas artes.
II. A incipiente computação gráfica começa a modificar a produção, documentação, exibição e fruição das obras de arte a partir do período.
III. A exposição de arte começa a sair de espaços tradicionais até então, como museus e galerias.
IV. A interação entre espectador e obra de arte aparece em performance, instalação, happening e land-Art.
V. Em Nova York (EUA), na década de 70 do século XX, o grafite é feito em suportes no espaço público.( rua, metro, pontes...)
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
A arte moderna vai ficando para tras, no pós-guerra, a sociedade de comunicação global e transnacional ganha expressão, artistas e designers aplicam seu talento em produtos que serão levados até ao status de arte com os artistas POP.
Na técnica-antitécnica de Pollock a margem de acaso é mínima: o pintor que escolhe as cores, dosa suas quantidades, determina com seus gestos o tipo de mancha que produzirão, ao cair de cima sobre a tela. O crítico Giulio Carlo Argan trata da realização de obras:
I. da arte abstrata de Kandinsk em 1915
II. do expressionismo abstrato na segunda metade do século XX
III. do suprematismo russo de Malevich
IV. da característica lúdica da pintura naif
Assinale a alternativa correta:
Ação cultural para a liberdade, conceito dentro da Pedagogia da Libertação de Paulo Freire:
I. Busca construir a existência humana de modo crítico e criativo frente à realidade sociocultural que nos condiciona, desumaniza e coisifica.
II. É um conjunto de informes a ser depositado nos educandos para capacitação retórica.
III. Busca desconstruir relações entre educando e aluno para promover a autoestima.
IV. É entendida como um caminho de reconstrução da vida em sociedade.
Assinale a alternativa correta:
Os diferentes momentos da aula de arte, como a leitura da obra, a contextualização da arte e o fazer artístico não são etapas estanques, não se sobrepõem uma a outra e nenhuma delas é desprovida de reflexão (SILVA, JAP/NASCIMENTO, CE). Para Pareyson (2001), há três definições de Arte, que compreendem o campo do saber e a área do conhecimento. São definições tradicionais, que se justapõem e coexistem: Arte como fazer, como conhecimento e como expressão.
Partindo destes exemplos de leitura, contexto, fazer artístico, conhecer e se expressar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O professor de arte deve usar sensibilidade durante sua atuação profissional.
II. O professor deve procurar aplicar disciplinada e regrada etapa por etapa de um programa.
III. O professor deve utilizar conhecimento em artes aplicadas, temáticas e históricas.
Estão corretas as afirmativas:
[...] A obra de arte não se constitui em cópia fel da realidade objetiva, mas em algo novo, fruto de ação criativa que se transforma em produto cultural.
Entendida assim, a arte pode aparecer mediada nas relações com o espectador por:
I. Críticos de arte, artistas e pedagogos.
II. Professores, Psicólogos e Críticos de arte.
III. Professores, artistas e Psicólogos.
IV. Críticos de arte, pedagogos e psicólogos.
Assinale a alternativa correta: