Filtrar


Questões por página:
A reação: (CH3)3CCl + OH- → (CH3)3COH + Cl- foi estudada em solução aquosa e o mecanismo proposto é: (CH3)3CCl → (CCH3)3C+ + Cl- (etapa lenta, constante de velocidade = k1) (CH3)3C+ + OH- → (CH3)3COH (etapa rápida, constante de velocidade = k2) Para esse processo podemos afirmar que:
Questão Anulada
Considere a reação 2CI2(g) + 2H2O(g) 4HCI(g) + O2(g) (ΔH = 113 kJ.mol-1) e admita que o sistema está em equilíbrio. O que ocorre ao número de moléculas de H2O no recipiente se: I - For adicionado O2 ? II - For adicionado Cl2? III - O volume do recipiente for diminuído? IV - A temperatura for diminuída? Assinale a alternativa que responde corretamente as perguntas acima:
Considere a reação C4H9Br(aq) + OH- (aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2. Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta. I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação. II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular. III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário. IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação. V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.
Assinale a alternativa correta:
Quais são as espécies predominantes nas soluções aquosas descritas abaixo? Solução I: solução aquosa de HCl (ácido forte) Solução II: solução aquosa de NaOH (base forte) Solução III: solução aquosa de HCN (ácido fraco)
A velocidade da reação: N2 + 3 H2 → 2 NH3 pode ser calculada pela expressão (k é a constante de velocidade): (x e y são constantes experimentais)