Filtrar


Questões por página:
“Para Weber era necessário que o estado tivesse legitimidade para poder governar e assim exercer seu poder. A legitimidade do Estado, portanto, seria dada, entre outros fatores, pelas leis elaboradas por suas instituições públicas. Legitimidade e legalidade são conceitos essenciais para o estudo do poder, que é sobre o que Weber disserta. Legitimidade é o fundamento do poder numa determinada sociedade, é o valor que leva as pessoas a aceitarem a obediência a algo, que diz se um comando deve ou não ser obedecido. A legalidade e o enquadramento do poder se dão prioritariamente em um sistema de leis. [...]” (Disponível em: https://jus.com.br/artigos/25863/os-tres-tipos-de-dominacao-legitima-de-max-weber.)
Ainda sobre a teoria sociológica de Weber, surgem as denominações de tipos de dominação, dentre as quais podemos destacar:
“A Folia de Reis é uma manifestação cultural muito comum nos estados que compõem a região Norte. Dados relacionados a essa festa afirmam que sua origem é portuguesa e tem um caráter de diversão.” (Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm.)

(Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm.)
Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa. Sobre a Folia de Reis, assinale a afirmativa correta.
“Art.215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.” (Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_215_.asp.)
Em termos práticos, na atualidade, no que se diz respeito às novas diretrizes educacionais nacionais acerca das manifestações culturais populares indígenas e afro-brasileiras é correto afirmar que:
“Além do impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, atribui-se à Revolução Francesa, alentada pelo movimento de ideias da Ilustração, um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a realidade social se tornasse possível. A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo dos movimentos de crítica cultural. É esse movimento de ideias — que alcança seu ponto culminante com a Revolução Francesa e o novo quadro sociopolítico por ela configurado — que terá um impacto decisivo na formação da Sociologia e na definição de seu principal foco: o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade.” (Quintaneiro,2002.)
No contexto do surgimento da sociologia, a ideia de liberdade difundida largamente nas duas grandes revoluções supracitadas
“É natural perguntar-se pelo significado da palavra ‘Cultura’ sobretudo porque os meios escolares entendem o meio como: erudição; conhecimento de coisas estranhas; citação de frases de livros; dos nomes das coisas; capacidade intelectual." (Gandin,1995. P.38-39.)
Ao analisarmos o conceito de cultura descrito anteriormente, é correto afirmar que: