Filtrar


Questões por página:
O debate acerca dos modelos históricos de oferta do ER na educação básica não está esgotado. Existem outras classificações. Mas, considerando os três modelos que melhor captam as tendências predominantes nas práticas de ensino religioso historicamente aceitas, bem como suas tendências atuais a partir do critério da fundamentação epistemológica. Classifique as assertivas seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a seguir a sequência CORRETA, utilizando-se do quadro das alternativas apresentado abaixo:

I - O modelo teológico contempla uma visão pluralista, a fonte é a antropologia e teologia do pluralismo e, como risco, apresenta uma catequese disfarçada.
II - O modelo catequético apresenta uma cosmovisão unirreligiosa, tem como fonte conteúdos doutrinais e tem como risco o proselitismo e a intolerância.
III - O modelo ciências da religião garante ao Ensino Religioso autonomia epistemológica e pedagógica; sua cosmovisão é transreligiosa e apresenta como risco a neutralidade cientifica.
IV - O modelo catequético tem como objetivo a expansão das Igrejas, em seu contexto político apresenta sempre uma busca de aliança Igreja-Estado e tem afinidades com a escola tradicional.
V - O modelo teológico é caracterizado por ter suas fontes na doutrina de determinada igreja e é de responsabilidade das confissões religiosas cristãs e mulçumanas.
Assinale a sequência CORRETA.

João Décio Passos em sua obra, “Ensino Religioso: construção de uma proposta - 2007", opta por uma visão diacrônica do Ensino Religioso no Brasil, que vai do longo período histórico em que ensinar religião equivalia a iniciar o aluno nos mistérios cristãos até a situação contemporânea, que concilia desconfiança contra as instituições e atração por novas espiritualidades. Considerando este enunciado, analise as assertivas acerca do histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica de nosso país e marque a única alternativa INCORRETA.
Analisando a problemática e a realidade histórico-legal do Ensino Religioso no Brasil é INCORRETO afirmar que
A UNESCO levou a efeito e publicou, em junho de 2003, uma pesquisa sobre educação e religião. A editora-chefe, Cecilia Braslavsky, ao apresentar a edição do periódico, assevera que sempre se procurou um componente curricular que pudesse propiciar sentido ao mundo em que vivemos e esclarecer o papel que nos cabe realizar. Tomando como referencial o enunciado da questão, identifique de forma CORRETA, o componente curricular destacado por Braslavsky.
Os anos de 1910 a 1930 foram marcados por um grande esforço da Igreja Católica, como instituição, para aproximar-se do Estado, apesar de algumas reações oposicionistas da Maçonaria. Identifique as colocações seguintes que são corretamente tidas por verdadeiras (V) e falsas (F) e marque a seguir a sequência CORRETA, utilizando-se do quadro das alternativas apresentado abaixo:

I - O objetivo da Igreja Católica era o de consolidar o Ensino Laico em todas as escolas mantidas pelo Estado.
II - No período em questão, a Igreja Católica tentou organizar partidos católicos, como a Liga Eleitoral Católica – (LEC), objetivando orientar os fiéis na escolha de candidatos a cargos políticos no processo constitucional de 1934 e 1946.
III - A Igreja Católica formulou um programa contemplando uma lista de questões que, segundo ela, seriam fundamentais, e apresentou aos políticos interessados em apoiá-la. Entre os pontos polêmicos no campo da Educação estava o Ensino Religioso. A Igreja defendia que a compreensão de homem, mundo e Deus estaria sendo progressivamente destruída pela modernidade e pela Maçonaria.
IV - A compreensão católica dessas realidades representava a integralidade humana, fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e das famílias.
V - A educação foi compreendida como uma das estratégias mais importantes para o desenvolvimento desse projeto. Incutia-se o conhecimento moral e religioso, elevando a personalidade individual e social pela união com Deus.
Assinale a sequência CORRETA.