Filtrar


Questões por página:

A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, regulamenta a profissão e estabelece as competências e atribuições privativas do assistente social. Acerca das competências e atribuições privativas do assistente social, analise as afirmativas a seguir.

I. As atribuições são prerrogativas exclusivas ao serem definidas enquanto matéria, área e unidade de serviço social.

II. As competências expressam capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas de uma única especialidade profissional.

III. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria do serviço social é uma competência profissional do assistente social.

IV. Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos é uma atribuição privativa do assistente social.

Estão corretas as afirmativas

Sobre os fundamentos dos valores éticos que alicerçam o trabalho profissional do assistente social sobre a atualidade, é INCORRETO afirmar que:
Segundo Boschetti (2009), os princípios constitucionais que estruturam e fundamentam a seguridade social no Brasil estão sendo gradualmente diluídos em sucessivas contrarreformas e os caminhos do desmonte da seguridade social no Brasil seguem as seguintes tendências, EXCETO:

Segundo o Código de Ética em vigência, nas relações que estabelecem com os usuários, são deveres do assistente social:

I. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional.

II. Exercer a sua autoridade de maneira a limitar o direito do usuário de participar e decidir sobre os seus interesses.

III. Esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação e expor os valores socioinstitucionais.

IV. Contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.

Estão corretas apenas as afirmativas

Acerca do financiamento da Política de Assistência Social, a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, afirma que “é condição para os repasses, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, dos recursos a efetiva instituição e funcionamento”: