Questões de Concurso
Filtrar
1.052 Questões de concurso encontradas
Página 91 de 211
Questões por página:
Segundo o professor Mário Roberto Leonardo, a medicação tópica entre sessões tem por objetivo, em dentes com nítida lesão periapical crônica, tornar o sistema de canais radiculares um meio impróprio ao desenvolvimento bacteriano, inibindo ou destruindo os micro-organismos que escapam à ação do preparo biomecânico. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O formocresol é efetivo contra os micro-organismos anaeróbios encontrados no sistema de canais radiculares; no entanto, possui potencial mutagênico e carcinogênico.
( ) Ao se associar a cânfora ao p-monoclorofenol aumenta-se o potencial germicida da mistura, como também intensifica-se a irritação tecidual.
( ) O hidróxido de cálcio possui, como um dos seus mecanismos de ação, a reação de saponificação patrocinada pelos íons hidroxila sobre a membrana citoplasmática bacteriana.
( ) A ação antimicrobiana do hidróxido de cálcio é decorrente de seu pH elevado, determinada pela liberação de íons hidroxila.
A sequência está correta em
Em 1980, McSpadden introduziu uma técnica de obturação por compactação termomecânica que utiliza um instrumento, o MacSpadden Compactor, com espirais similares às da lima Hedstrom, porém invertidas. Sobre a técnica de utilização do sistema McSpadden para obturação do sistema de canais, analise as afirmativas a seguir.
I. A técnica requer a adaptação de um cone principal, sem cimento endodôntico, no comprimento de trabalho utilizado na instrumentação.
II. Na técnica híbrida, utilizam-se alguns cones acessórios para obturação do terço apical.
III. O compactador selecionado é inserido ao lado do cone de guta percha 2 a 4 mm da extensão preparada em casos de canais retos ou de pouca curvatura.
IV. A técnica apresenta a principal indicação em canais radiculares curvos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Abertura coronária é o ato operatório pelo qual se tem acesso à câmara pulpar. Sobre a cirurgia de acesso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A forma de conveniência nos molares superiores e inferiores pode exigir a remoção da cúspide mesiovestibular.
( ) A zona de eleição para abertura coronária dos dentes anteriores é a superfície lingual. Em alguns casos pode-se alterar a zona de eleição, considerando-se sempre que o objetivo principal da abertura coronária é permitir um acesso o mais retilíneo possível ao canal radicular.
( ) Nos molares superiores a abertura inicial deve ser realizada pela superfície oclusal em um ponto deslocado no sentido palatino da fossa central.
( ) Nos molares inferiores a abertura inicial deve ser realizada na superfície oclusal em um ponto deslocado para distal da fossa central.
A sequência está correta em
“Um incisivo lateral superior esquerdo apresenta um pino desviado para o lado mesial da raiz, quando analisada em uma radiografia com incidência ortorradial. Na incidência mesiorradial o pino continua se apresentando desviado do canal e, na radiografia distorradial, o pino é visualizado como se estivesse dentro do canal.” Nestas circunstâncias é permitido concluir que a localização exata do pino é para:
(Utilize a técnica de rastreamento radiográfico triangular de Bramante e Berbert para responder à questão.)
A endodontia é, das especialidades da odontologia, uma das que mais necessita de radiografias, utilizando-se desde o diagnóstico, durante o tratamento endodôntico, até a proservação. Sobre o tópico radiologia em endodontia, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando houver suspeita de um quarto canal no molar superior, que geralmente está localizado na raiz mesiovestibular, para melhor visualizá-lo deve-se fazer uma radiografia com incidência mesiorradial. Entretanto, se o objetivo for visualizar apenas a raiz distovestibular, a incidência ideal é a distorradial.
II. Na presença de uma raiz suplementar no molar inferior, localizada ao lado da raiz distal e posicionada para lingual, a melhor incidência para sua visualização é a distorradial.
III. Quando o dente apresenta apenas um canal, a sua imagem é nítida em toda a extensão da raiz, porém, quando ocorre a bifurcação, principalmente nos dentes com canais mais atrésicos, a imagem do canal deixa de ser visualizada na radiografia.
IV. A presença de linhas radiolúcidas longitudinais dispostas lateralmente à raiz sugere que o dente é portador de duas raízes e/ou dois canais.
Estão corretas apenas as afirmativas