Filtrar


Questões por página:
Para que uma reação química possa ocorrer é necessário que os reagentes recebam certa quantidade de energia, chamada energia de ativação (Ea). A reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, componentes do ar, por exemplo, não ocorre em condições ambientes, embora exista um grande número de choques entre suas moléculas. A reação entre esses gases ocorre na atmosfera apenas quando associada a descargas elétricas dos relâmpagos, em dias chuvosos, e também no interior dos motores de explosões internas, quando a vela do automóvel libera uma faísca elétrica. Nesses casos, a Ea é fornecida pelas faíscas.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o gráfico anterior, referente ao diagrama energético de uma reação química, qual o valor da energia de ativação e o ΔH da reação respectivamente?


A glicose (C6H12O6), se presente na urina, pode ter sua concentração determinada pela medida da intensidade da cor resultante da sua reação com um reagente específico, o ácido 3,5‐dinitrossalicílico, conforme a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

“Uma amostra de urina, submetida ao tratamento anterior, apresentou uma intensidade de cor igual a 0,4 na escala do gráfico." Qual a concentração em mols desta amostra?


A quantidade de calor liberada ou absorvida em uma reação depende, em primeiro lugar, das quantidades dos reagentes e dos produtos que participam da reação.

Imagem associada para resolução da questão

A partir do diagrama de entalpia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A quantidade de calor envolvido na decomposição de 126 g de H2O(l) → H2(g) + ½ O2(g) é 1.981 kJ/mol.

( ) H2O(l) → H2O(g) ΔH = –41 kJ/mol.

( ) H2(g) + ½ O2(g)→ H2O(g) ΔH = +242 kJ/mol.

A sequência está correta em



A ferrugem é um processo de corrosão conhecido que implica impacto econômico significativo. Estima‐se que até 20% do ferro produzido anualmente nos Estados Unidos é usado para repor objetos de ferro descartados por causa de danos de ferrugem. Sendo:

Fe2+(aq) + 2e– → Fe(s) E0 red = –0,44V.

Zn2+(aq) + 2e– → Zn(s) E0 red = –0,76V.

O2(g) + 4H+ (aq) + 4e– → 2H2O(l) E0 red = 1,23V.

Acerca do exposto anteriormente, analise as afirmativas a seguir.

I. A redução de O2 necessita de H+, de forma que o aumento da concentração de H+ torna‐se a redução de O2 menos favorável.

II. O Fe2+ formado no anodo é eventualmente mais oxidado a Fe+3, que forma o óxido de ferro III hidratado.

III.O Fe2+ é mais facilmente reduzido que Zn2+.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


Na química orgânica é frequente a ocorrência de compostos diferentes apresentando a mesma fórmula molecular, fenômeno conhecido como isomeria. Sobre a isomeria entre os compostos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nome 1,2‐dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica e óptica.

( ) No ácido láctico (ácido 2‐hidróxi‐propanóico), o carbono de número 2 é assimétrico e o composto apresenta isomeria óptica.

( ) O composto 1,2‐dicloroeteno não apresenta isomeria geométrica ou cis‐trans.

( ) O 3‐metil‐1‐propanol é isômero do 1‐butanol.

A sequência está correta em