Filtrar


Questões por página:
“A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,4 bilhões de MWh desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 76% no Paraguai. Em 2016, Itaipu produziu um total de 103.098.366 Megawatts-hora (103 milhões de MWh), estabelecendo um novo recorde mundial de produção anual. A maior marca anterior havia sido estabelecida em 2013, com 98.630.035 MWh. O terceiro melhor ano em produção foi 2012, com a geração de 98.287.128 MWh. Na usina de energia elétrica de Itaipu a energia ______________ é transformada em energia ______________ e assim também, em todas as usinas, ela produz _________________ que permite, através de um transformador, elevar a ______________ e, então, diminuir a corrente _______________, de modo a diminuir as perdas de energia por efeito joule nas linhas de transmissão.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A força mínima necessária a ser aplicada sobre a área menor de valor 5,5 x 10–4 m2 , para que um corpo de peso 4.000 N, colocado sobre a área maior de um elevador hidráulico que possui 0,55 m2 de área seja elevado, é de:
Numa região em que existe um campo elétrico, uma partícula com carga q = 1,5 .10–9 se desloca do ponto A ao ponto B. Durante esse deslocamento, a força elétrica realiza um trabalho igual a 9 .10–3 J sobre a partícula. Em V, a diferença de potencial VA – VB entre os dois pontos considerados vale:

Um circuito constituído por um gerador de tensão e três resistores R1, R2 e R3 estão representados no gráfico a seguir com seus respectivos valores de tensões e das correntes elétricas. Quando essa associação é submetida a uma tensão constante de 1.400 V e os três resistores estão ligados em série, considerando 1 caloria igual a 4,2 joules, a energia dissipada nos resistores, em ½ minuto, em calorias, será:


Imagem associada para resolução da questão

O gráfico a seguir mostra um corpo de 1,5 kg que se move horizontalmente com velocidade constante de 10 m/s, num plano e que encontra uma rampa e sobe até atingir a altura máxima de 4,0 metros. No plano não há atrito, somente no início da rampa é que o atrito existe. A quantidade de energia mecânica transformada em energia térmica durante a subida do corpo na rampa é:

(Considere g = 10 m/s.)


Imagem associada para resolução da questão