Questões de Concurso
Filtrar
200 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 40
Questões por página:
Observe a imagem.
Este ponto turístico e histórico de Natal é um dos mais importantes da cidade. O Forte dos Reis Magos guarda uma grande herança sobre a história da cidade e sua fundação. Sobre esse forte é correto afirmar que:
“‘Duas Unhas de Queijo’ é o livro que resgata a história dos queijos artesanais brasileiros. Segundo o autor, ‘Depende do clima, da altitude, da espécie de pastagem, da forma de manejo, da raça do gado, e, evidentemente, do saber fazer passado de geração a geração’. (João Castanho) Foi atrás dessas peculiaridades que o jornalista João Castanho Dias percorreu o país para mostrar, em primeira mão, os mais tradicionais queijos manufaturados por pequenos produtores."
(Disponível em: http://www.goiabadademarmelo.com.br/2017/02/duas-unhas-de-queijo-livro-resgata.html.)
Apesar de não entrar como capítulo, o Rio Grande do Norte está contemplado entre as “curiosidades” iniciais do livro quando é citado. Trata-se do queijo de coalho e manteiga, uma delícia tradicional do estado, característico principalmente da seguinte região:
“A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está investigando um caso suspeito de febre amarela de um paciente residente no município de Venha-Ver, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à febre amarela, os profissionais de saúde do RN são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/02/secretaria-de-saude-investiga-caso-suspeito-de-febre-amarelano-rn.html.)
A febre amarela é largamente conhecida por todos nós, brasileiros. Sabemos que é causada por um vírus, inoculado em nosso corpo pela picada de um mosquito. Fala-se em febre amarela urbana e silvestre. Sobre essas duas modalidades, assinale a afirmativa correta.
“Integrantes de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de várias áreas protestaram, em Natal, contra as reformas da previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização do trabalho. De acordo com os organizadores, 25 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Rodoviária Federal estima que eram 8 mil pessoas no protesto.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/03/natal-tem-protesto-contra-reformas-da-previdencia-e-trabalhista.html.)
Os protestos referentes à Reforma da Previdência assolam o Brasil todo. Acerca das regras vigentes para aposentadoria e daquelas que são preconizadas pela reforma previdenciária, analise as afirmativas a seguir.
I. Em ambas, na lei vigente e na reforma, prevalece como regra básica para aposentar, apenas o critério da idade.
II. A proposta do governo para a Reforma da Previdência exigirá que homens e mulheres tenham 65 anos de idade para se aposentar.
III. Na reforma, extingue-se a igualdade de gênero (que funciona atualmente), tanto na idade, quanto no tempo de contribuição para a aposentadoria.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“Em 1942, época da Segunda Guerra Mundial, a posição geográfica de Natal foi classificada como ‘um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo’ pelo Departamento de Guerra dos EUA. Na época as praias de Natal eram frequentadas somente por pescadores e a população ribeirinha. Os militares americanos tornaram algumas praias famosas, como a Praia dos Artistas, que recebeu esse nome por causa das muitas personalidades que eram vistas no lugar.”
(Disponível em: https://vivernatal.wordpress.com/2014/01/02/11-curiosidades-de-natal-rn-que-poucos-sabem/.)
Os demais pontos, considerados também estratégicos na avaliação norte-americana, foram: