Filtrar


Questões por página:
A vigilância efetiva do câncer ocupacional é feita sobre os processos e atividades do trabalho com potencial carcinogênico, ou seja, dos riscos ou das exposições. São medidas de controle ambiental a exposição a cancerígenos, EXCETO:
O trabalho é considerado um dos fatores psicossociais de risco para o alcoolismo crônico. O consumo coletivo de bebidas alcoólicas associado a situações de trabalho pode ser decorrente de prática defensiva, como meio de garantir inclusão no grupo. São medidas de prevenção do alcoolismo crônico, EXCETO:
Os efeitos ou danos sobre os sistemas endócrino, nutricional e metabólico, decorrentes da exposição ambiental e ocupacional a substâncias e agentes tóxicos são, ainda, pouco conhecidos. Porém, mesmo que necessitando de estudos mais aprofundados, as seguintes situações de trabalho são reconhecidas como capazes de produzir doenças, EXCETO:
A doença pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição ao vírus são acidentais ou ocorrem em condições específicas de trabalho, se bem documentadas e excluídos outros fatores de risco. Em relação às injeções e ao manejo de instrumentos perfurocortantes potencialmente transmissores do HIV, assinale a alternativa INCORRETA.

Hepatite é termo genérico para inflamação do fígado que, convencionalmente, designa alterações degenerativas ou necróticas dos hepatócitos. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na hepatite viral A, a fonte de infecção é o próprio homem e a transmissão é direta por mãos sujas, água ou alimentos contaminados.

( ) Na hepatite viral B, o vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do corpo, mas, aparentemente, apenas o sangue, o esperma e a saliva são capazes de transmiti-lo.

( ) Na hepatite viral C, a soroprevalência em trabalhadores da saúde parece ser similar à da população geral. A soroconversão dos trabalhadores que se acidentam com material contaminado ocorre em 1,2 a 10% dos trabalhadores acidentados.

A sequência está correta em