Filtrar


Questões por página:
O DSM-5 evidencia uma dicotomia, categorias versus dimensões, em relação aos transtornos mentais, explicitando claramente uma ênfase à natureza dimensional desses transtornos. Sobre a perspectiva dimensional, assinale a afirmativa correta.
O DSM-5 rompeu com o modelo multiaxial das versões terceira e quarta do manual, sobretudo quarta edição, a qual preconizava que o diagnóstico fosse realizado em cinco eixos. Na quinta edição houve a união dos eixos I e II, colocando os transtornos de personalidade e deficiência intelectual em conjunto com os demais transtornos psiquiátricos. Além disso sugere que os fatores psicossociais e ambientais sejam codificados de acordo com a classificação da CID-10. Essa diretriz incluiu, portanto, novos diagnósticos em diversos capítulos, inclusive no de transtornos depressivos. Sobre os referidos novos diagnósticos, assinale a alternativa correta.

O DSM-5 é fruto do trabalho de pesquisadores em saúde mental de todo o mundo, incorporando dados de pesquisa e experiência clínica de vários grupos de especialistas. Analise as afirmativas sobre o DSM-5, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As versões iniciais do DSM refletiam mais a psicodinâmica do sofrimento psíquico, mas não especificava sintomas em detalhes para cada transtorno mental.

( ) O objetivo da atualização do DSM em sua quinta edição é progredir para uma compreensão cada vez mais fiel da manifestação dos transtornos mentais que se traduza em melhores programas de prevenção e tratamento dessas doenças.

( ) Os critérios operacionais utilizados no DSM-5 para o diagnóstico de transtornos mentais são combinações de sintomas que devem ser percebidos pelo indivíduo e/ou por outros, causando prejuízos relevantes e sofrimento significativo.

( ) Atualmente, são inexistentes as evidências de estudos científicos que sustentam a perspectiva de que os transtornos mentais são apresentação extrema de sintomas que, em graus mais leves, estão distribuídos normalmente entre os indivíduos na população.

A sequência está correta em

Para a perspectiva psicodinâmica do estudo da psicopatologia, a compreensão e a conscientização da doença são parte do sintoma, assim como são prerrogativas fundamentais para um plano de tratamento e um prognóstico. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. É por meio do manejo da transferência, instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição, transformando-a em um motivo para recordar os fenômenos de sua moléstia, podendo, assim, ser curado pelo trabalho terapêutico.
II. Pela proposta de recordar, repetir e elaborar é possível viabilizar ao paciente uma mudança de atitude consciente para a mudança, ou seja, de um habitual contentamento em lamentar, desprezar e subestimar a importância da doença; passa a compreensão das repressões que adotava ao que a tenha originado.
III. Com o emprego da interpretação para identificar as resistências evidenciadas em inibições, atitudes inúteis, traços patológicos de caráter e sintomas, tornando-as conscientes de modo que sua enfermidade se faça desprezível, é possível, em um procedimento psicodiagnóstico, fornecer uma nova tônica psíquica ao paciente.
IV. Com a instrução ao paciente a uma nova atitude em relação à doença, evitando intensificar os conflitos e pôr em evidência sintomas até o momento nebuloso, tais como manifestações fóbicas, ideias ou impulsos obsessivos, é possível proporcionar consolo ao paciente diante de agravamentos necessários e explicitados pela repetição.

Acerca do psicodiagnóstico de fundamentação psicodinâmica, estão corretas apenas as afirmativas
Uma das principais características da sociedade contemporânea é a forte influência da mídia e das redes sociais, sobretudo entre grupos de adolescentes. Essa influência tanto se observa em dimensão positiva, quanto negativa, tal como a ocorrência da disseminação de práticas como a automutilação ou cutting como também é conhecida. Essa realidade, muitas vezes identificada no contexto da saúde, exige o planejamento da atuação por parte de psicólogos, sobretudo com procedimentos e instrumentos de avaliação e testagem psicológica. Assinale a afirmativa correta quanto à possibilidade de atuação do psicólogo mais concreta frente a essa realidade.