Questões de Concurso
Filtrar
709 Questões de concurso encontradas
Página 141 de 142
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere os seguintes períodos do texto e suas respectivas propostas de alteração.
I. O auditório era ... favorável a sua Excelência, cujas menores palavras aplaudia-se com veemência. (1.04-06) O auditório era favorável a sua Excelência, de quem se aplaudiam com veemência as menores palavras.
II. Todos estes oradores ... empregaram estas palavras sonoras, estas ideias banais com as quais se comovem os franceses. (1.08-10) Todos estes oradores empregaram estas palavras sonoras, estas ideias banais que comovem os franceses.
III. [E]ram lordes e ricos a quem se dirigia esta assembleia democrática. (1.34-35) Era a lordes e ricos que se dirigia esta assembleia democrática.
São corretas e mantêm o sentido do período original as propostas em
I. O auditório era ... favorável a sua Excelência, cujas menores palavras aplaudia-se com veemência. (1.04-06) O auditório era favorável a sua Excelência, de quem se aplaudiam com veemência as menores palavras.
II. Todos estes oradores ... empregaram estas palavras sonoras, estas ideias banais com as quais se comovem os franceses. (1.08-10) Todos estes oradores empregaram estas palavras sonoras, estas ideias banais que comovem os franceses.
III. [E]ram lordes e ricos a quem se dirigia esta assembleia democrática. (1.34-35) Era a lordes e ricos que se dirigia esta assembleia democrática.
São corretas e mantêm o sentido do período original as propostas em
mostrar texto associado
Desconsiderando questões de emprego de letra maiúscula, avalie as seguintes propostas de alteração no uso de sinais de pontuação no texto.
1. Substituição do ponto e vírgula da linha 13 por vírgula.
II. Eliminação da vírgula da linha 13.
III. Substituição dos dois empregos de ponto e vírgula da linha 15 por vírgulas, e do ponto final da mesma linha por ponto e vírgula.
Quais delas conservam a correção e o sentido básico do trecho original?
1. Substituição do ponto e vírgula da linha 13 por vírgula.
II. Eliminação da vírgula da linha 13.
III. Substituição dos dois empregos de ponto e vírgula da linha 15 por vírgulas, e do ponto final da mesma linha por ponto e vírgula.
Quais delas conservam a correção e o sentido básico do trecho original?
mostrar texto associado
Na coluna de cima. apresentam- se alguns pronomes demonstrativos e advérbios de referência empregados no texto; na coluna de baixo, listam-se as possibilidades de referência desses itens, Associe as duas colunas.
( ) hoje(l.01)
( ) estes oradores (1.08)
( ) destes revolucionários (1.32)
( ) ali (1.33)
1. referência a elemento(s) previamente mencionado(s) no texto
2. referência a elemento(s) da situação externa concreta em que o texto está sendo escrito
3. referência a elemento(s) genérico(s) externo(s) ao texto e do conhecimento do leitor
Assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto dos parênteses (de cima para baixo).
( ) hoje(l.01)
( ) estes oradores (1.08)
( ) destes revolucionários (1.32)
( ) ali (1.33)
1. referência a elemento(s) previamente mencionado(s) no texto
2. referência a elemento(s) da situação externa concreta em que o texto está sendo escrito
3. referência a elemento(s) genérico(s) externo(s) ao texto e do conhecimento do leitor
Assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto dos parênteses (de cima para baixo).
mostrar texto associado
Em qual alternativa se identifica corretamente o sujeito da forma verbal indicada?
mostrar texto associado
Considere os seguintes trechos do texto e, especialmente, os segmentos neles sublinhados
I. A assembleia se celebrava numa sala esplêndida... (1.02-03)
II. ...os laços que a Inglaterra contraíra com a Polônia no Congresso de Viena... (1.22-23)
III. ...havia um pensamento que não cessava de apresentar-se... (1.31)
Levando em conta as relações temporais que estes trechos mantêm no texto, os segmentos sublinhados são melhor substituídos, respectivamente, por
I. A assembleia se celebrava numa sala esplêndida... (1.02-03)
II. ...os laços que a Inglaterra contraíra com a Polônia no Congresso de Viena... (1.22-23)
III. ...havia um pensamento que não cessava de apresentar-se... (1.31)
Levando em conta as relações temporais que estes trechos mantêm no texto, os segmentos sublinhados são melhor substituídos, respectivamente, por