Questões de Concurso
Filtrar
752 Questões de concurso encontradas
Página 113 de 151
Questões por página:
Questões por página:
O papel da nutrição no desenvolvimento da obesidade está relacionado ao fato de que as proteínas, os lipídios e os carboidratos encontrados na alimentação são metabolicamente interconvertíveis, com exceção dos aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Considerando que não existe nenhuma relação para o balanço calórico entre os carboidratos e as proteínas, existe uma correlação estreita dos primeiros com o balanço lipídico. É estabelecido que os lipídios, e não os carboidratos e as proteínas, são utilizados ou estocados em função dos requerimentos calóricos. Considerando o consumo energético e a composição corporal, em relação aos lipídios (gorduras), analise as afirmativas a seguir.
I. O perigo desses alimentos é ressaltado pelo fato de que o mesmo volume de um alimento rico em gorduras, com sua alta densidade calórica, proporcionará menor saciedade que igual volume de alimento rico em fibras. II. A dieta hiperlipídica também favorece o aumento no consumo alimentar, tendo em vista que os alimentos ricos em gordura proporcionam maior prazer na saciedade e sua textura necessita menor esforço para mastigação que os alimentos ricos em fibras. III. A relação entre a fração da contribuição calórica fornecida pelas gorduras e o peso corporal tem sido observada em idade precoce. A correlação positiva entre índice de massa corporal e o consumo de lipídios é ainda mais forte quando se trata do consumo de gorduras saturadas.
Está correto o que se afirma em
I. O perigo desses alimentos é ressaltado pelo fato de que o mesmo volume de um alimento rico em gorduras, com sua alta densidade calórica, proporcionará menor saciedade que igual volume de alimento rico em fibras. II. A dieta hiperlipídica também favorece o aumento no consumo alimentar, tendo em vista que os alimentos ricos em gordura proporcionam maior prazer na saciedade e sua textura necessita menor esforço para mastigação que os alimentos ricos em fibras. III. A relação entre a fração da contribuição calórica fornecida pelas gorduras e o peso corporal tem sido observada em idade precoce. A correlação positiva entre índice de massa corporal e o consumo de lipídios é ainda mais forte quando se trata do consumo de gorduras saturadas.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Matemática
A educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. Entre esses problemas, encontram-se as dificuldades na aprendizagem e na socialização. É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem por algum tempo. No gráfico a seguir estão expressos por meio de indicadores de percepção dos estudantes acerca das práticas avaliativas do docente, didática de ensino e uso de recursos de tecnologia nas aulas e o desempenho dos alunos.
Assinale a afirmativa correta.
Assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Matemática
Um estudante foi encaminhado a copa da escola por um de seus professores com a orientação singela de buscar uma xícara com 200 ml de água. No entanto, ao chegar no local indicado, não encontrou xícaras limpas e para atender ao pedido que lhe foi feito, o estudante resolveu pegar um copo. Quantos centímetros de água ele teve que preencher no copo que possui 8 centímetros de diâmetro interno para que fique com exatos 200 ml? (Considere: Pi = 3,00.)
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações, expressas em proficiência, são distribuídas em níveis de desempenho conforme os intervalos a seguir.
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil. Está em acordo com suas orientações: