Filtrar


Questões por página:
Admitia a existência de uma base física da hereditariedade no sêmen produzido pelos pais. Propôs que tanto o pai quanto a mãe eram responsáveis pela liberação de material hereditário para as novas gerações, pela mistura de sangues (purificado) e sangue menstrual feminino. Além disso, sua teoria sustentava que a contribuição do macho e da fêmea eram diferentes. O sêmen do macho fornece o princípio gerador da forma (eidos), enquanto o sangue menstrual (catamenia) da fêmea é a substância informe a ser moldada pelo sêmen. Ainda, seu postulado aborda a existência de uma luta, como competição, entre as substâncias seminais do macho e da fêmea. Quando predominava o material masculino, nasceria um menino.
(Jane Beatriz Kruk,2009.)
A descrição fornecida se refere à seguinte teoria:

“A germinação de esporos do musgo produz, caracteristicamente, uma massa verde ramificada de filamentos de uma célula de espessura conhecida como _____________. A grande área de superfície dessa estrutura aumenta sua absorção de água e minerais e, em condições favoráveis, produz uma ou mais ‘gemas’. Cada um desses órgãos, semelhantes a gemas, tem um meristema apical que origina uma estrutura produtora de gametas conhecida como ____________ que, juntos (massa verde e uma ou mais estruturas produtoras de gametas) constituem o corpo do _____________ de um musgo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Schistosoma mansoni é um trematódeo e parasita platelminto causador de esquistossomose em seres humanos. Sobre as fases do seu ciclo de vida, analise as afirmativas a seguir.
I. Os miracídios originam de modo assexuado larvas dotadas de cauda – as cercárias. II. A fêmea vive abrigada em um sulco no corpo do macho e ambos vivem, se alimentam e acasalam. III. Os ovos eclodem e libertam larvas denominadas miracídios. IV. As cercárias perdem a cauda e se diferenciam em vermes jovens.
Ocorrem fora do hospedeiro humano apenas as fases
Os cogumelos são fungos popularmente conhecidos; apresentam um corpo de frutificação no qual desenvolve esporos, que por reprodução assexuada, dão origem diretamente a um novo micélio e, portanto, a um novo fungo. Além disso, os fungos multicelulares apresentam o corpo formado por um emaranhado de hifas, que são estruturas filamentosas e podem ser formadas por células com um ou dois núcleos, ou serem individualizadas das células de modo que existem vários núcleos imersos em um citoplasma comum. Os esporos e as hifas apresentam em comum uma parede celular constituída de uma substância conhecida por:
Analise as afirmativas a seguir.
I. Alguns desses fungos vivem em associações mutualísticas com algas ou cianobactérias, formando líquens. II. São fungos dotados de hifas cenocíticas e que não formam corpo de frutificação. Um representante do grupo é o Rhizopus stolonifer, conhecido, popularmente, como bolor.
Os fungos descritos em I e II são, respectivamente: