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Determinado professor pediu a três de suas alunas para que descrevessem exemplos onde a terceira lei de Newton pudesse ser aplicada. Cada uma delas refletiu por um instante e respondeu ao professor da seguinte forma:
Lívia: quando estamos nadando devemos empurrar a água no sentido oposto ao que queremos ir, pois, ao empurrar a água, ela nos empurrará de volta, mas no sentido contrário. • Alice: quando eu estou sentada em uma cadeira, a Terra faz uma força para me puxar para baixo enquanto a cadeira faz uma força, de mesma intensidade, para cima, para me manter em equilíbrio. • Emanuela: ao chutar uma bola com muita força podemos machucar o pé, pois do mesmo jeito que o nosso pé faz uma força na bola, a bola faz uma força com a mesma intensidade no nosso pé.
Dentre as afirmações das alunas, estão corretas
Fernando encontrou um termômetro a álcool antigo, já sem as marcações de temperatura, e resolveu que o utilizaria para fazer alguns experimentos de comparação de temperaturas. Para adquirir alguns valores que pudessem ser usados na comparação, ele utilizou uma régua na base do termômetro, onde estaria a menor temperatura, marcando essa posição como zero e a altura máxima que o líquido poderia chegar como 24 cm. Fazendo alguns testes, Fernando verificou que a água, na pressão atmosférica, congela a 3,2 cm de altura e entra em estado de ebulição a 19,2 cm de altura em relação à base do termômetro. Deste modo, as temperaturas correspondentes às alturas de 0 cm e 24 cm da régua são, respectivamente:
Um estudante deseja construir uma máquina térmica para operar entre as temperaturas de 250 K e 400 K, recebendo de uma fonte quente 8.000 J por minuto e realizando, também, a cada minuto, um trabalho de 3.600 J. Considerando a máquina que o estudante deseja construir, pode-se afirmar que sua construção é:
Uma criança desce, partindo do repouso, em um escorregador de 2 metros de altura em relação ao solo. Considerando-se g = 10 m/s² e sabendo-se que o escorregador tem uma inclinação de 30° com a horizontal e que o coeficiente de atrito entre a superfície do escorregador e a criança é de √3/5, pode- -se afirmar que o tempo gasto para descer no escorregador foi:
O tecido acrobático é uma arte circense que exige muita força e flexibilidade, em que o artista realiza várias manobras aéreas enrolado em um tecido. Em uma de suas apresentações um talentoso artista subiu se enrolando no tecido até uma altura de 10 metros em relação ao solo e se jogou, caindo com uma aceleração de 8 m/s², devido a uma resistência gerada pelo tecido, até que se segura a poucos metros do solo, parando instantaneamente. Dada a aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s², qual a razão entre o tempo de queda do artista, enrolado no lençol e o tempo de queda dele caso tivesse caindo em queda livre?