Filtrar


Questões por página:
Estudos da Acnur, pulicados em 2020, mostraram a migração de diferentes povos, dentre eles, provenientes de diferentes origens: Síria; Venezuela; Afeganistão; Sudão do Sul e de Mianmar; seguindo destinos específicos, Síria (Turquia); Afeganistão (Paquistão); Sudão do Sul (Uganda); Mianmar (Alemanha). O destino mais escolhido pelos venezuelanos é:
Determinado professor de geografia lançou um desafio para o cálculo da escala a partir do conhecimento da medida real e a distância gráfica. Sabe-se que a distância real D é 22,5 Km e a distância gráfica (d) 20 mm. A escala desse mapa é de:
As formações complexas correspondem aos domínios do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal, onde os extratos arbóreos, arbustivos e herbáceos convivem na paisagem. Dentre eles destacam-se: os Campos Meridionais, a Campanha Gaúcha e os Campos de Vacaria. Os Campos de Hileia correspondem às áreas inundáveis da Amazônia Oriental como o litoral do Amapá, a Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense, os campos de altitude na Serra da Mantiqueira e na região serrana dos Planaltos Residuais Norte-Amazônicos. Podemos afirmar que os campos citados possuem em comum o fato de serem considerados formações:
É de suma importância conhecer a estrutura geológica brasileira e suas particularidades, pois, a partir dela, podemos compreender o modelado da superfície do país – o relevo – e atuar racionalmente sobre ele. Um dos tipos de terrenos predominantes no Brasil é descrito a seguir: “São formações recentes, que recobrem cerca de 58% do território brasileiro. Nas áreas de formação paleozoica, o destaque são as jazidas carboníferas do sul, e nas áreas de formação mesozoica, os depósitos petrolíferos do litoral.
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.31.)
O terreno descrito anteriormente é:
Preocupado com o narcotráfico e o contrabando de armas, o governo brasileiro elaborou uma estratégia de ocupação geopolítica do espaço amazônico. Observe a descrição de um desses projetos: “Implantado em 1985, incluía a instalação de inúmeras bases militares nas proximidades setentrionais e ocidentais do país, em faixas de terras localizadas entre o curso do rio Solimões-Amazonas e a fronteira com a Venezuela, Colômbia e Peru, em uma área de, aproximadamente,1,2 milhão de Km². Entre seus principais objetivos estavam de assegurar a soberania e a integridade nacional, fiscalizar o tráfego aéreo e fluvial na região de fronteira, combater as atividades ilegais vinculadas ao contrabando de ouro e pedras preciosas e ao narcotráfico, controlar as invasões de reservas indígenas, dar assistência a tribos e evitar conflitos entre grupos nativos, posseiros e garimpeiros.
(SILVA, Vagner Augusto da. Geografia Geral e do Brasil.1ª edição. São Paulo: Escala Educacional,2005 p.21.)
O projeto retratado no fragmento anterior é: